Percepção dos familiares sobre os fatores desencadeantes de obesidade de adolescentes

Autores

  • Denise Bolzan Berlese Universidade Feevale
  • Gustavo Roese Sanfelice Universidade Feevale
  • Daiane Bolzan Berlese Universidade Feevale https://orcid.org/0000-0002-5326-8065
  • Geraldine Alves Santos Universidade Feevale
  • Samanta Cristina Siebel Universidade Feevale
  • Aline Rodrigues Xavier Universidade Feevale
  • Jacinta Sidegum Renner Universidade Feevale

Palavras-chave:

Adolescentes, Família, Obesidade

Resumo

O presente estudo, observacional descritivo, com análise e discussão de dados realizados sob o paradigma qualitativo, teve por objetivo investigar a percepção dos familiares sobre os fatores desencadeantes da obesidade. Participaram do estudo, 21 familiares adolescentes obesos em tratamento no ambulatório de sobrepeso e obesidade de um hospital de alta complexidade, da Região Central do Rio Grande do Sul. Como instrumentos de pesquisa utilizou-se entrevista semiestruturada, observação participante durante 300 horas e anotações em diário de campo. Para análise das informações, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, proposta por Minayo (2007). Ao refletir sobre os fatores determinantes da obesidade, o indivíduo sempre procura atribuir a responsabilidade a algo ou a alguém, nesse sentido observou-se que os familiares atribuem a responsabilidade a genética, a ansiedade, a falta de limite e o excesso de ingesta de alimentos. Por fim evidenciou-se que a família influencia o comportamento desses adolescentes, seja pela falta de limite, falta de informação, ou negligência em identificar a obesidade como uma doença.

Biografia do Autor

Denise Bolzan Berlese, Universidade Feevale

Dra em Diversidade Cultural e Inclusão social- Universidade Feevale. Graduada em Educação Física pela UFSM. Professora do Curso de Educação Física da Universidade.

Gustavo Roese Sanfelice, Universidade Feevale

Dr em Ciências da Comunicação- Universidade do Vale do Sinos/ UNISINOS. Professor do Curso de Educação Física da Universidade Feevale.

Daiane Bolzan Berlese, Universidade Feevale

Gradução em Química Licentitura Plena e doutorado em Bioquímica Toxicológica pela UFSM.

Geraldine Alves Santos, Universidade Feevale

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Docente do Programa de pós- graduação em Diversidade Cultural e Inclusão social- Universidade Feevale.

Samanta Cristina Siebel, Universidade Feevale

Graduada em Enfermagem pela Universidade Feevale. Mestranda em Qualidade Ambiental pela Universidade Feevale.

Aline Rodrigues Xavier, Universidade Feevale

Graduanda de Ciências Biológicas pela Universidade Feevale.

Jacinta Sidegum Renner, Universidade Feevale

Dra em Engenharia de Produção Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2020-08-19

Como Citar

Berlese, D. B., Sanfelice, G. R., Berlese, D. B., Santos, G. A., Siebel, S. C., Xavier, A. R., & Renner, J. S. (2020). Percepção dos familiares sobre os fatores desencadeantes de obesidade de adolescentes. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 11(1), 036–045. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/5192

Edição

Seção

Artigos originais