“É decidindo que se aprende a decidir”: validação de jogos digital sobre saúde sexual e reprodutiva na adolescência

Marcela Paula Conceição De Andrade Oliveira, Rosana Juliet Silva Monteiro, Rosalie Barreto Belian, Luciane Soares de Lima, Daniela Tavares Gontijo

Resumo


O objetivo do estudo é descrever o processo de validação, junto a profissionais de saúde (PS) e educação (PE), do jogo digital DECIDIX direcionado para promoção de saúde sexual e reprodutiva com adolescentes.  O DECIDIX é um jogo voltado para promoção da reflexão crítica sobre a vivência das relações afetivas e sexuais na adolescência e pedagogicamente subsidiado por princípios da ludicidade e da Pedagogia Paulo Freire. Estudo de validação de tecnologia educativa, do tipo pesquisa metodológica, no qual participaram 18 PS e PE. Os participantes utilizaram o jogo em suas ações educativas com o público adolescente, sendo essas ações acompanhadas pelas pesquisadoras. Os dados foram coletados através de observação não participante, questionário autoaplicado e entrevista semiestruturada. Os dados quantitativos resultaram no Índice de Validação de Conteúdo (IVC) e as informações qualitativas submetidas à análise de conteúdo. Foram registradas 12 ações educativas, nas quais o IVC geral foi de 99%, demonstrando sua adequação como tecnologia educacional. O IVC por domínios foram: Objetivo e Relevância (99%), Estrutura e Apresentação 100%), Usabilidade (99%), Alcance dos Pressupostos Pedagógicos (100%). Apesar do alto índice de concordância expressa nos questionários, na análise dos dados qualitativos os profissionais apontaram diversas sugestões para melhoria do jogo.

Palavras-chave


Saúde Coletiva; Saúde



Saúde & Transformação Social/Health & Social Change, ISSN 2178-7085, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.