Percepção de Adolescentes Sobre Sexualidade e Adolescência em Grupos Focais On-Line e Presencial

Autores

  • Caroline Locks Guedes Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Letícia Katiane Martins Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Rosa Maria Rodrigues Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Solange de Fátima Reis Conterno Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Alessandra Crystian Engles dos Reis Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Sexualidade, Adolescente, Educação em Saúde.

Resumo

Adolescentes têm direito a educação em saúde acerca da sexualidade, prática que pode ser mais bem explorada a partir do entendimento de suas concepções sobre adolescência e sexualidade. O objetivo foi revelar a percepção dos adolescentes sobre a vivência de sua sexualidade. Trata-se de pesquisa exploratória sustentada no referencial pedagógico de Paulo Freire, através de grupo focal presencial e on-line, com 72 adolescentes. Procedeu-se a análise de conteúdo na modalidade de análise temática. Identificaram-se as temáticas: percepções e saberes sobre adolescência e sexualidade; percepções sobre o corpo; adolescentes, sexualidade e a sala de aula; perspectivas sociais para os adolescentes resultantes de estereótipos e representações influenciadas pela cultura; senso comum, cultura e tabus; gênero; medo de se expor para a sociedade; percepção das diferenças versus preconceito; percepções sobre infecções sexualmente transmissíveis e gravidez. O grupo focal on-line não foi efetivo para a coleta de dados e educação em saúde. conclui-se que Os adolescentes conhecem métodos contraceptivos e a importância do uso; se motivam quando são envolvidos em atividades que lhes despertem interesse e mobilizem suas diversas percepções. São atentos aos aspectos biológicos e transformações do corpo, mas consideram outros elementos envolvidos na sexualidade.

Biografia do Autor

Caroline Locks Guedes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeira. União Oeste Paranaense de Combate ao Câncer. Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná.

Letícia Katiane Martins, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeira. Residente em Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica. Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas e Formação em Saúde.

Rosa Maria Rodrigues, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeira. Doutora em Educação. Professora Associada no Curso de Graduação em Enfermagem e no Mestrado Interdisciplinar de Biociências e Saúde. Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas e Formação em Saúde.

Solange de Fátima Reis Conterno, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Pedagoga. Doutora em Educação. Professora Adjunta no Curso de Graduação em Enfermagem. Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas e Formação em Saúde.

Alessandra Crystian Engles dos Reis, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeira.Doutoranda em Educação em Ciências. Professora Assistente no Curso de Graduação em Enfermagem. Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas e Formação em Saúde.

Downloads

Publicado

2020-08-19

Como Citar

Guedes, C. L., Martins, L. K., Rodrigues, R. M., Conterno, S. de F. R., & Reis, A. C. E. dos. (2020). Percepção de Adolescentes Sobre Sexualidade e Adolescência em Grupos Focais On-Line e Presencial. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 11(1), 046–057. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/5165

Edição

Seção

Artigos originais