Refletindo a ação comunicativa de Habermas como fator de qualificação do atendimento ao trauma

Autores

  • Patricia Ilha Universidade Federal de Santa Catarina
  • Darla Luisa Ropelato Fernandez Universidade Federal de Santa Catarina
  • Francis Solange Vieira Tourinho Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sarah Soares Barbosa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Priscilla de Souza Kreusch Universidade Federal de Santa Catarina
  • Evanguelia Kotzias Atherino Santos Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Traumatologia, Enfermagem em Emergência, Comunicação, Segurança do Paciente, Filosofia em Enfermagem.

Resumo

Objetivo: Este estudo teve por objetivo refletir sobre a importância e a intervenção dos fatores de comunicação no atendimento aos pacientes acometidos de trauma e também sobre como qualificá-los a partir da Teoria da Comunicação de Habermas. Método: Estudo reflexivo à luz do referencial teórico de Habermas. Resultados e Conclusão: Diante de diversos fatores de intervenção da comunicação, é importante que os profissionais e as instituições de saúde criem sistemas de comunicação efetivos de acordo com seus perfis e necessidades, para que possam construir, então, uma cultura de comunicação que acabe por qualificar o atendimento ao paciente de trauma, considerando que os principais riscos à sua segurança envolvem falhas comunicativas. Implicações para a prática: Os profissionais e instituições acabarão potencializando tanto a relação interdisciplinar e autoconfiança da equipe, quanto à relação entre instituição, equipe, paciente e família, trazendo a comunicação como um fator positivo e colaborador do trabalho em saúde.

Biografia do Autor

Patricia Ilha, Universidade Federal de Santa Catarina

1Enfermeira. Mestre em Enfermagem e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro técnico do Grupo de Pesquisa Cuidando&Confortando – C&C e Bolsista de Doutorado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- CNPQ. E-mail: ilha.patricia@gmail.com.

Darla Luisa Ropelato Fernandez, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Mestre em Enfermagem e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro técnico do Laboratório de Pesquisas e Tecnologias em Enfermagem, Cuidado em Saúde a Pessoas Idosas - GESPI. E-mail: darlaropelato@gmail.com.

Francis Solange Vieira Tourinho, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina e Secretária de Ações Afirmativas da Universidade Federal de Santa Catarina. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Cuidando&Confortando – C&C. E-mail: francistourinho@gmail.com.

Sarah Soares Barbosa, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, Brasil. Bolsista de Extensão no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II Ponta do Coral. Membro do Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Educação em Enfermagem e Saúde – EDEN. E-mail: sarah.b@globo.com.

Priscilla de Souza Kreusch, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, Brasil. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC e Membro do Grupo de Estudo no Cuidado de Pessoas nas Situações Agudas de Saúde – GEASS. E-mail: priikreusch@hotmail.com. Florianópolis – SC, Brasil. Responsável pela construção e revisão do artigo

Evanguelia Kotzias Atherino Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Grupo de Pesquisa Grupo de Pesquisa em Enfermagem na Saúde da Mulher e do Recém-Nascido – GRUPESMUR. E-mail: evanguelia@nfr.ufsc.br.

Downloads

Publicado

2020-08-17

Como Citar

Ilha, P., Fernandez, D. L. R., Tourinho, F. S. V., Barbosa, S. S., Kreusch, P. de S., & Santos, E. K. A. (2020). Refletindo a ação comunicativa de Habermas como fator de qualificação do atendimento ao trauma. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 10(1/2/3), 195–200. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/5157

Edição

Seção

Metassínteses Qualitativas e Revisões Integrativas