Discurso do Sujeito Coletivo sobre o provimento do Programa Mais Médicos: uma visão de gestores da macrorregião Nordeste de Santa Catarina

Autores

  • Marcos Aurelio Maeyama Universidade Vale do Itajai
  • Clarice Aparecida Munaro Universidade do Vale do Itajaí
  • Luiz Gustavo Teixeira Pinto Universidade do Vale do Itajaí
  • Leonardo Augusto Esteves Lopes de Oliveira Universidade do Vale do Itajaí

Palavras-chave:

, Atenção Primária em Saúde, Atenção Básica, Programa Mais Médi¬cos, Re¬cursos humanos

Resumo

Desde o seu início em 1994, a Atenção Básica no Brasil apresentou importantes conquistas com expansão considerável de cobertura e resultados expressivos de melhoria nos indicadores sanitários. Nos últimos anos, a carência de médicos para compor as equipes tem impedido seu crescimento, num cenário de ausência e alta rotatividade profissional. Neste sentido, em 2013, o Projeto Mais Médicos foi criado para realizar provimento emergencial para a Atenção Básica em municípios com dificuldade de contratação, com a participação de médicos brasileiros, e médicos intercambistas e cooperados estrangeiros. Santa Catarina apresentou vários municípios elegíveis e tem participado do Projeto desde o seu início. O objetivo do estudo foi identificar a percepção do impacto da chegada do Projeto aos municípios, na visão dos secretários municipais de saúde da macrorregião Nordeste do Estado. A coleta de dados foi realizada por meio de grupo focal e para a análise de dados utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. A partir das falas dos participantes, foram construídas oito Ideias-Centrais com os respectivos Discursos-Síntese: A adesão ao Projeto Mais Médicos foi pela necessidade de provimento emergencial ou para expansão das equipes; Houveram movimentos de resistência à implantação do Projeto Mais Médicos; Os médicos do Programa cumprem efetivamente a carga horária semanal determinada; O perfil profissional do médico do Projeto Mais Médicos é voltado para APS; O problema do perfil do Médico brasileiro está na formação; Existem dificuldades de gestão e organização do Projeto; A manutenção dos avanços conquistados na Atenção Básica depende diretamente da continuidade do Projeto Mais Médicos. O Discurso do Sujeito Coletivo dos gestores aponta para uma avaliação bastante positiva do Projeto, com desejo de continuidade e expansão, compreendendo-o como possibilidade de qualificação da Atenção Básica e melhoria do processo de atenção à população

Biografia do Autor

Marcos Aurelio Maeyama, Universidade Vale do Itajai

Doutor em Saúde Coletiva, Universidade Federal de Santa Catarina, SC. Docente e pesquisador da Universidade do Vale do Itajaí, SC. Consultor do Núcleo de Telessaúde de Santa Catarina

Clarice Aparecida Munaro, Universidade do Vale do Itajaí

Mestra em Saúde e Gestão do Trabalho, Universidade do Vale do Itajaí, SC. Docente e pesquisadora da Universidade do Vale do Itajaí, SC.

Luiz Gustavo Teixeira Pinto, Universidade do Vale do Itajaí

Mestre em Saúde e Gestão do Trabalho, Universidade do Vale do Itajaí, SC. Docente e pesquisador da Universidade do Vale do Itajaí, SC. Supervisor dos Projetos do Programa Mais Médicos.

Leonardo Augusto Esteves Lopes de Oliveira, Universidade do Vale do Itajaí

Mestre em Saúde Gestão do Trabalho, Universidade do Vale do Itajaí, SC.  Docente e pesquisador da Universidade do Vale do Itajaí, SC.  Referência descentralizada do DEPREPS/MS.

Referências

Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal; 1988.

Mendes EV. O cuidado das condições crônicas na atenção primária à saúde: o imperativo da consolidação da estratégia da saúde da família. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde; 2012.

Brasil. Nota Técnica: Programa Mais Médicos. Elaboração: Conselho Nacional de Secretários de Saúde; 2013.

Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10. ed. São Paulo: Hucitec; 2008.

Flick U. Uma Introdução à Pesquisa Qualitativa. Tradução de Sandra Regina Netz. 2. ed. Porto Alegre: Bookman; 2004.

Lefèvre F, Lefèvre AMC, Teixeira JJV. O discurso do sujeito coletivo: uma nova abordagem metodológica em pesquisa qualitativa. Caxias do Sul: Educs; 2000.

Lefèvre F, Lefèvre AMC. O discurso do sujeito coletivo. Um novo enfoque em pesquisa qualitativa (Desdobramentos). Caxias do Sul, RS: Educs; 2003.

Comes Y, et al. Avaliação da satisfação dos usuários e da responsividade dos serviços em municípios inscritos no Programa Mais Médicos. Ciênc saúde coletiva 2016; 21(9): 2749-2759.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Programa mais médicos – dois anos: mais saúde para os brasileiros / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2015.

Gérvas J, Fernández MP. Como construir uma atenção primária forte no Brasil: É possível transformar o círculo vicioso de má qualidade em um círculo virtuoso de boa qualidade, no trabalho clínico e comunitário na atenção primária no Brasil. Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. Rio de Janeiro, 2011.

Molina J, Tasca R, Suárez J. Monitoramento e avaliação do Projeto de Cooperação da OPAS/OMS com o Programa Mais Médicos: reflexões a meio caminho. Ciênc saúde coletiva 2016; 21(9): 2925-2933.

Carvalho VKS, Marques CP, Silva EN. A contribuição do Programa Mais Médicos: análise a partir das recomendações da OMS para provimento de médicos. Ciênc saúde coletiva 2016; 21(9): 2773-2784.

Scheffer M, Biancarelli A, Cassenote A. Demografia Médica no Brasil 2015. São Paulo: DMPUSP, Cremesp, CFM; 2015.

Silva Jr AG, Andrade HS. Formação Médica no Programa Mais Médicos: alguns riscos. Ciênc saúde coletiva 2016; 21 (9): 2670-2671.

Campos GWS, Pereira Júnior N. A Atenção Primária e o Programa Mais Médicos do Sistema Único de Saúde: conquistas e limites. Ciênc saúde coletiva 2016; 21(9): 2655-2663.

Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Exame do Cresmesp 2015. São Paulo; 2015. Disponível em: https://www.cremesp.org.br/pdfs/resultado_Exame_do_Cremesp_2015.pdf Acesso em: 08/03/2017.

Miranda GMD, et al. A ampliação das equipes de saúde da família e o Programa Mais Médicos nos municípios brasileiros. Trab educ saúde 2017; 15(1): 131-145.

Comes Y, et al. A implementação do Programa Mais Médicos e a integralidade nas práticas da Estratégia Saúde da Família. Ciênc saúde coletiva 2016; 21(9): 2729-2738.

Silva TRB, et al. Percepção de usuários sobre o Programa Mais Médicos no município de Mossoró, Brasil. Ciênc saúde coletiva 2016; 21(9): 2861-2869.

Testa M. Pensar em Saúde. Porto Alegre: Artes Médicas; 1992.

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior, 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Resolução CNE/CES Nº 4, de 7/11/2001. Brasília: Ministério da Educação; 2001.

Paim J. Se depender dos governos o SUS não avança. Revista Muito 2013; 28: 9-13.

Trindade TG, Batista SR. Medicina de Família e Comunidade: agora mais do que nunca! Ciênc saúde coletiva 2016; 21(9): 2667-2669.

Girardi SN, et al. Impacto do Programa Mais Médicos na redução da escassez de médicos em Atenção Primária à Saúde. Ciênc saúde coletiva 2016; 21(9): 2675-2684

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-02-01

Como Citar

Maeyama, M. A., Munaro, C. A., Pinto, L. G. T., & Oliveira, L. A. E. L. de. (2019). Discurso do Sujeito Coletivo sobre o provimento do Programa Mais Médicos: uma visão de gestores da macrorregião Nordeste de Santa Catarina. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 8(3). ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/4746

Edição

Seção

Artigos originais