Mais Médicos na Foz do Rio Itajaí e Biopolítica: Políticas públicas e ajustes de governabilidade em saúde

Autores

  • George Saliba Manske Universidade do Vale do Itajaí

Palavras-chave:

Saúde coletiva, Atenção Primária, Sistema Único de Saúde

Resumo

Este ensaio tem como objetivo discutir o Programa Mais Médicos (PMM) a partir dos conceitos de biopoder e biopolítica desde uma perspectiva foucaultiana, enfatizando as possibilidades de governo que este Programa pode exercer junto à população atendida. A partir de duas finalidades amplamente expostas pelo PMM em seu sítio na internet, a saber, a ampliação e a qualificação dos serviços e ações, e tomando excertos de entrevistas de gestores municipais onde o Programa foi implantado, reflito e pondero sobre os alcances e limites destas ações no contexto de uma biopolítica contemporânea. Tensiono, ao final, que apesar dos avanços implantados pelo PMM é necessário discutir e refletir sobre que modelos de ampliação e qualificação de ações sobre a vida e a saúde são postos em prática, na medida em que uma parcela cada vez maior da população está sendo colocada sob as intervenções realizadas por este Programa.

Biografia do Autor

George Saliba Manske, Universidade do Vale do Itajaí

Curso de Educação Física

Residência Multiprofissional em Saúde da Família

Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Programa Mais Médicos em http://maismedicos.gov.br/conheca-programa Acesso em 12.04.2017.

Foucault M. Polêmica, política e problematizações. In: Foucault M. Ditos e Escritos V – Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária; 2004. p. 225-33.

Foucault M. A governamentalidade. In Foucault M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal; 2003. p. 277-93.

Foucault M. Do governo dos vivos. In: Foucault M. Resumo dos cursos do Collège de France (1970-1982). Rio de Janeiro; Jorge Zahar Ed.;1997. p. 99-106.

Foucault M. É preciso defender a sociedade. In: Foucault M. Resumo dos cursos do Collège de France (1970-1982). Rio de Janeiro:Jorge Zahar Ed.; 1997. p. 69-78.

Foucault M. O nascimento da biopolítica. In: Foucault M. Resumo dos cursos do Collège de France (1970-1982). Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed.; 1997. p. 87-98.

Rose N. A política da própria vida: biomedicina, poder e subjetividade no Século XXI. São Paulo: Paulus; 2013.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-02-01

Como Citar

Manske, G. S. (2019). Mais Médicos na Foz do Rio Itajaí e Biopolítica: Políticas públicas e ajustes de governabilidade em saúde. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 8(3). ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/4745

Edição

Seção

Artigos originais