Estimulando Gêneros ou Meninos e Meninas no Ensino Fundamental?

Altair Argentino Pereira Júnior, João Derli de Souza Santos, Carla Bianchessi, Pamela Schuartz Caviquioli, Luis Gabriel Osório

Resumo


O presente estudo foi realizado sobre gênero na infância e gênero na escola. Foi realizada uma pesquisa de campo, com o objetivo de verificar se os alunos nas aulas de Educação Física realizam as atividades de forma mista ou separada. Este estudo foi realizado em uma escola municipal situada no município de Brusque – SC. O assunto abordado foi estimulando gêneros ou meninos e meninas no Ensino Fundamental? O que instigou a escolha foi à escassez sobre o assunto gênero, tendo uma pesquisa de campo com os alunos e a opinião deles sobre a prática de determinado esporte. A pesquisa caracterizou-se como do tipo descritiva, de caráter quanti-qualitativa. Utilizou-se como instrumento um questionário aplicado com os alunos. Os alunos possuem grande parte de suas aulas práticas de forma mista, o que vem colaborar para não haver uma desigualdade entre os sexos, não desenvolvendo uma visão de que meninos e meninas precisam ser tratados de forma diferentes perante a sociedade. Finalizou-se esse estudo dando ênfase que a Educação Física escolar é de suma na construção e percepção individual sobre as questões de gênero


Palavras-chave


Infância; Gênero; Educação Física; Esportes.

Texto completo:

PDF


Saúde & Transformação Social/Health & Social Change, ISSN 2178-7085, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.