Currículo integrado nos bacharelados na área da saúde: um estudo das evidências científicas

Autores

  • Diógenes Farias Gomes Universidade Federal do Ceará http://orcid.org/0000-0002-2181-6012
  • Ana Suelen Pedroza Cavalcante Universidade Federal do Ceará
  • Osmar Arruda da Ponte Neto Universidade Federal do Ceará
  • Maria Socorro de Araújo Dias Universidade Federal do Ceará Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Maristela Inês Osawa Vasconcelos Universidade Federal do Ceará Universidade Estadual Vale do Acaraú

Palavras-chave:

Currículo, Educação Superior, Saúde

Resumo

O currículo integrado tem se configurado como uma ferramenta estratégica de desenvolvimento do ensino na saúde. Diante do anseio de dimensionar uma realidade, este estudo tem o objetivo de conhecer a produção científica acerca da implementação do currículo integrado nos cursos de bacharelado da área da saúde. Trata-se de uma revisão integrativa, construída sob o caráter qualitativo, na qual foram realizadas buscas sobre “currículo integrado”, “saúde” e “formação profissional” na interface de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Com a adoção de critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 19 artigos publicados na íntegra, escritos em língua portuguesa e espanhola. Tais artigos foram catalogados a partir de um instrumento adaptado e analisados sobre a ótica da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados evidenciaram que a implantação do currículo integrado tem tido maior ênfase na Região Sudeste, com destaques para os estado de São Paulo e Minas Gerais. Para tanto, foi possível identificar que a transformação do currículo destes cursos tem sido desencadeada por processos normativos, em comum, guiam-se pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, e metodologias que incorporem o protagonismo discente e a facilitação docente no processo de ensino-aprendizagem. 

Biografia do Autor

Diógenes Farias Gomes, Universidade Federal do Ceará

Enfermeiro. Doutorando em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará.

Ana Suelen Pedroza Cavalcante, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira graduada pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará.

Osmar Arruda da Ponte Neto, Universidade Federal do Ceará

Fisioterapeuta graduado pela Faculdades INTA. Especialista em caráter de Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Maria Socorro de Araújo Dias, Universidade Federal do Ceará Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do Mestrado Acadêmico em Saúde da Família da UFC. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Maristela Inês Osawa Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutora em Enfermagem pela UFC. Docente do Curso de Enfermagem da UVA. Docente do Mestrado Acadêmico em Saúde da Família da UFC. Docente do Mestrado Profissional em Saúde da Família da UVA. Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UVA.

Downloads

Publicado

2020-08-17

Como Citar

Gomes, D. F., Pedroza Cavalcante, A. S., da Ponte Neto, O. A., de Araújo Dias, M. S., & Osawa Vasconcelos, M. I. (2020). Currículo integrado nos bacharelados na área da saúde: um estudo das evidências científicas. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 10(1/2/3), 209–217. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/4479

Edição

Seção

Metassínteses Qualitativas e Revisões Integrativas