Educação em Enfermagem: percepções de docentes sobre o currículo crítico-social (Nursing Education: Perceptions of teachers about critical social curriculum)

Autores

  • Sabrina Corral-Mulato Universidade de São Paulo
  • Sonia Maria Villela Bueno

Palavras-chave:

Currículo, Docente de Enfermagem, Educação em Enfermagem, Educação Superior, Enfermagem

Resumo

A educação vem atravessando um período de constantes transformações que influenciam na necessidade da mudança de paradigmas e, consequentemente, de currículo. A universidade vem tentando se atualizar diante da demanda dos jovens que cresceram sob a constante inovação tecnológica. Esta investigação teve como objetivo identificar com os docentes de um curso superior em Enfermagem, como está a inserção deles no currículo adotado recentemente por esta escola. Para tanto, foi utilizada a metodologia qualitativa, usando como técnicas a observação participante (diário de campo) e um questionário aberto auto-aplicável com questões abertas e fechadas de identificação e sobre a temática. Para a análise dos resultados, foram identificados os eixos temáticos, que permitiu a categorização das mesmas. Identificou-se que os docentes ainda estão divididos com relação às suas opiniões. Enquanto alguns vêem de forma positiva o processo e procuram se encaixar nas exigências atuais, outros não concordam e têm dúvidas com relação à implantação e aos resultados pretendidos.

 

ABSTRACT - The education and the society are passing through a period of constant changes that influence the need of changing paradigms already established some time ago. The university is trying to update forward the demand of young people who grew up under the constant technological innovation. We propose to identify with the teachers of a course in nursing at higher education, how is the insertion of them in the new curriculum adopted by the school. To that end, we used a qualitative methodology, using techniques such as participant observation (field diary) and a self-administered questionnaire with open and closed questions of identification and about the topic. We realize that they are still divided. While some see the process in a positive way and trying to adapt to the current requirements, others do not agree and have doubts regarding the deployment and the desired results.

Keywords: Curriculum; Faculty, Nursing; Education, Nursing; Education, Higher; Nursing

Biografia do Autor

Sabrina Corral-Mulato, Universidade de São Paulo

Aluna de Pós-Graduação do DEPCH-Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP.

Sonia Maria Villela Bueno

Profa. Dra. Livre-Docente/Associada do DEPCH - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP.

Downloads

Publicado

2011-05-21

Como Citar

Corral-Mulato, S., & Bueno, S. M. V. (2011). Educação em Enfermagem: percepções de docentes sobre o currículo crítico-social (Nursing Education: Perceptions of teachers about critical social curriculum). aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 2(2), 131–138. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/441

Edição

Seção

Artigos originais