Qual a relação do uso de crack com a ocorrência da situação de rua?

Autores

  • Maycon Rogério Seleghim Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/ Universidade de São Paulo
  • Sueli Aparecida Frari Galera Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Palavras-chave:

Saúde Pública, Pessoas em Situação de Rua, Cocaína Crack.

Resumo

O presente trabalho propõe a realização de uma reflexão, com apoio da literatura científica, sobre a relação do uso de crack com a ocorrência da situação de rua. Sua realização foi motivada pelo desenvolvimento de uma pesquisa de doutorado que analisou a trajetória de 11 usuários de crack para a situação de rua na perspectiva de seus familiares. O texto está dividido em duas aproximações teórico-reflexivas sobre a problemática em questão: O fenômeno do uso de crack na atualidade e Especificidades da população em situação de rua e a relação com o uso de crack. Conclui-se que o uso de crack possui uma relação importante para a ocorrência da situação de rua, ora entendida a partir do contexto das cracolândias, ora a partir de uma visão mais geral fornecida pela concepção de experiências de situação de rua. Com base na leteratura científica da área e considerando a evolução histórica do problema do crack ao longo das últimas décadas pode-se inferir que a localização dos crack está nas ruas.

Biografia do Autor

Maycon Rogério Seleghim, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/ Universidade de São Paulo

Enfermeiro. Pós-Doutorando em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/ Universidade de São Paulo.

Sueli Aparecida Frari Galera, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Seleghim, M. R., & Galera, S. A. F. (2017). Qual a relação do uso de crack com a ocorrência da situação de rua?. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 8(1), 01–08. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/4249

Edição

Seção

Pesquisa, Teoria e Metodologia