Aspectos que influenciam no acesso do idoso com Alzheimer aos serviços de saúde nos meios rural e urbano: olhar do cuidador

Autores

  • Fátima Ferretti Universidade Comunitária da Região de Chapecó- Unochapecó
  • Jossana Zanatta Pastório Universidade Comunitária da Região de Chapecó- SC
  • Priscila Garcia ArnoldI Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Maria Assunta Busato Universidade Comunitária da Região de Chapecó.
  • Bernardo Boccalon Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Palavras-chave:

Idoso, Doença de Alzheimer, Serviços de Saúde

Resumo

Entre as doenças crônicas com maior prevalência na população idosa, a Doença de Alzheimer (DA) tem merecido destaque por seu caráter deletério. Deste modo, o objetivo desse estudo foi conhecer aspectos que influenciam no acesso dos idosos com DA, residentes em ambientes rural e urbano, aos serviços de saúde, a partir da ótica do cuidador. O estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa com a participação de seis indivíduos diagnosticados com DA – três residentes em meio urbano, e três, no meio rural – e seus respectivos cuidadores. Os fatores destacados como aqueles que limitam o acesso desses sujeitos aos serviços de saúde foram o pouco conhecimento dos cuidadores e família quanto aos direitos estabelecidos por lei para o idoso, a falta de capacitação para desempenhar a função de cuidar e o fato de residir em zona rural, visto que a maioria das atividades promovidas pelos serviços de saúde concentra-se no ambiente urbano. Quanto às mudanças necessárias para melhorar a assistência e o acesso do idoso com DA aos serviços de saúde, foram citadas a necessidade de criação de grupos de capacitação para cuidadores e familiares e a garantia de tratamento com reabilitação cognitiva. O ato de cuidar de um idoso com DA é uma função complexa e carece de uma atenção especial já que o idoso está fragilizado pela enfermidade, e o cuidador, pela sobrecarga de trabalho. Estruturar serviços de apoio para esse grupo populacional passa a se constituir como prioridade.

Biografia do Autor

Fátima Ferretti, Universidade Comunitária da Região de Chapecó- Unochapecó

Graduação em Fisioterapia, mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em saúde coletiva pela UNIFESP (2011). Atualmente é professora titular da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, em Santa Catarina. É líder do grupo de pesquisa de Envelhecimento Humano e Saúde. Compõe o Banco Nacional de Avaliadores Institucionais e de Curso (MEC). Membro do International Collaboration for Participatory Health Research (ICPHR). Professora do Programa Stricto Sensu em Ciências da Saúde. Editora Chefe da Revista FisiSenectus. Tem experiência docente na área da saúde, atuando principalmente na graduação e pós-graduação, com a pesquisa e extensão nos seguintes temas: envelhecimento humano, e formação profissional.

Jossana Zanatta Pastório, Universidade Comunitária da Região de Chapecó- SC

Fisioterapeuta, graduada pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Priscila Garcia ArnoldI, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Fisioterapeuta, graduada pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Maria Assunta Busato, Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Doutora em Biologia. Docente e coordenadora do Programa Stricto Sensu em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Bernardo Boccalon, Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Acadêmico de medicina da Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Ferretti, F., Pastório, J. Z., ArnoldI, P. G., Busato, M. A., & Boccalon, B. (2017). Aspectos que influenciam no acesso do idoso com Alzheimer aos serviços de saúde nos meios rural e urbano: olhar do cuidador. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 8(1), 18–28. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/4242

Edição

Seção

Artigos originais