Psicanálise, Sexualidade e Gênero: a abertura à relativização cultural e o diálogo com a etnopsicanálise

Autores

  • João Eduardo Torrecillas Sartori Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 5416 - Vila São Pedro, São José do Rio Preto - SP, 15090-000.
  • Alexandre Mantovani Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Endereço: Av. dos Bandeirantes 3900, Escola de Enfermagem, Campus da USP de Ribeirão Preto.

Palavras-chave:

Gênero, Psicanálise, Sexologia, Ciências Sociais, Etnopsicologia.

Resumo

Nos estudos sobre gênero, a psicanálise recebeu diversas críticas, sobretudo em relação aos escritos iniciais de Freud sobre a teoria sexual. Em sua maioria, tais críticas sustentam que, na teorização freudiana, haveria uma leitura essencialista e determinista em relação à sexualidade e ao gênero, baseada, sobretudo, na fantasia de castração. Ainda, nesse sentido, estabelecem que autores consagrados da psicanálise teriam impresso leituras reducionistas e superficiais acerca dos fenômenos que escapam ao esquema cis-heteronormativo vigente, como a homossexualidade e a transexualidade. Por conta disso, as teses psicanalíticas originais não se configurariam como referências passíveis de serem aplicadas ao estudo contemporâneo em sexualidade e gênero. Nesse artigo, é feita uma discussão acerca da questão dos estudos de gênero em psicanálise e se propõe uma releitura dos Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade de Freud com o intuito de se mostrar um uso potencialmente útil das ideias contidas nessa obra, sem se incorrer em reducionismos e em ideias psicopatologizantes no que se refere às questões de gênero. Recorre-se ao estudo do chamado Caso Dora para mostrar como Freud não reduz a sexualidade a aspectos psicopatológicos, uma vez que enfatiza a interpretação do comportamento, das ações e dos sentimentos humanos enquanto portadores de sentidos simbolicamente manifestados. Evidencia-se o modo como o estudo acerca da sexualidade possibilita uma inserção da psicanálise no campo dos estudos de gênero e sociais em geral. Este olhar sustenta que o estudo sobre a sexualidade humana seja fundamental para o estudo psicanalítico da cultura, especificamente, pela etnopsicanálise.

 

Biografia do Autor

João Eduardo Torrecillas Sartori, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 5416 - Vila São Pedro, São José do Rio Preto - SP, 15090-000.

Acadêmico de Medicina da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP).

Alexandre Mantovani, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Endereço: Av. dos Bandeirantes 3900, Escola de Enfermagem, Campus da USP de Ribeirão Preto.

Docente do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP).

Downloads

Publicado

2016-09-30

Como Citar

Torrecillas Sartori, J. E., & Mantovani, A. (2016). Psicanálise, Sexualidade e Gênero: a abertura à relativização cultural e o diálogo com a etnopsicanálise. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 7(3), 166–175. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/4216

Edição

Seção

Metassínteses Qualitativas e Revisões Integrativas