Ensinar e aprender saúde: processos de aprendizagem e o uso da tecnologia

Autores

  • Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves Universidade de São Paulo
  • Luciane Sá de Andrade Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

aprendizagem, ensino, tecnologia, meio social

Resumo

O presente artigo discute a aprendizagem e seus fundamentos, na trajetória da sociedade do conhecimento. Destaca a importância de se fundamentar os processos de aprendizagem, também no âmbito da saúde, para a compreensão das inovações, propostas de aprendizagem virtual e do uso de tecnologias para o ensino. Conclui que toda proposta deve vir fundamentada nos processos de aprendizagem, dando ênfase na abordagem histórico-cultural.

 

Abstract: This study discusses learning and its foundations in the path of the knowledge society. Highlights the importance of establishing the basis of the learning processes also in health, in order to understand the innovations, virtual learning proposals and the use of technology for teaching. It concludes that any proposal must come based on learning processes, emphasizing the historical-cultural approach.

Keywords: learning, teaching, technology, social environment.

Biografia do Autor

Luciane Sá de Andrade, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (2009). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores e Educação a Distância. Atuou na Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação coordenando programa de formação de professores em exercício na modalidade de educação a distância. Possui experiência em projetos de cooperação internacional na área de educação com os seguintes países: Timor Leste e São Tomé e Príncipe. Foi analista de ciência e tecnologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), educadora no Departamento de Psicologia e Educação da Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto. Atualmente é docente (professora doutora) na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. 

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-06-15

Como Citar

Gonçalves, M. F. C., & Andrade, L. S. de. (2016). Ensinar e aprender saúde: processos de aprendizagem e o uso da tecnologia. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 7(2), 001–010. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/4132

Edição

Seção

Pesquisa, Teoria e Metodologia