Currículo E Formação Do Enfermeiro: Desafios Das Universidades Na Atualidade

Autores

  • Ornella Padovani Doutoranda pelo Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da EERP/USP
  • Adriana Katia Corrêa Profa. Dra. do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da EERP/USP

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação superior, Currículo, Aprendizagem baseada em problemas

Resumo

Trata-se de revisão bibliográfica com objetivos de analisar como as universidades brasileiras têm enfrentado a adequação curricular em cursos de enfermagem e o uso de metodologias ativas para a formação profissional de enfermeiros, no período de 2004 a 2014. Foi desenvolvida no sítio da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS, na base de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), utilizando-se o método integrado e os descritores em duplas: Educação superior e Currículo, Educação superior e Aprendizagem Baseada em Problemas, Educação superior e Enfermagem, Currículo e Aprendizagem Baseada em Problemas, Currículo e Enfermagem, Aprendizagem Baseada em Problemas e Enfermagem. Emergiram duas temáticas centrais de análise: 1) Reformulação Curricular e 2) Formação profissional do Enfermeiro. Conclui-se que há predomínio de estudos que enfatizam a reforma curricular dos cursos de enfermagem utilizando-se o modelo baseado em competências (aprender a aprender), a teoria dialética e a pedagogia crítico-reflexiva como bases teórico-filosóficas, além de lançarem mão de estratégias de ensino-aprendizagem como as metodologias ativas (Problematização e Aprendizagem Baseada em Problemas- ABP) no currículo; estudos que dão grande enfoque para a formação profissional do enfermeiro e uma lacuna em estudos sobre a formação docente, considerando as inovações curriculares vigentes.

Palavras-chave: Educação superior. Aprendizagem baseada em problemas. Currículo. Enfermagem.

Biografia do Autor

Ornella Padovani, Doutoranda pelo Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da EERP/USP

Enfermeira pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto( 2001). Doutoranda pelo Programa de Pós- Graduação em Enfermagem Fundamental da EERP/USP. Tem experiência no Ensino Técnico de nível Médio em Enfermagem e na Docência no Ensino Superior em Enfermagem com os temas: portfólio, saúde da mulher, ética, Saúde do Adulto e Idoso.

Adriana Katia Corrêa, Profa. Dra. do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da EERP/USP

Professora Doutora da EERP/USP

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-07-21

Como Citar

Padovani, O., & Corrêa, A. K. (2017). Currículo E Formação Do Enfermeiro: Desafios Das Universidades Na Atualidade. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 8(2), 112–119. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/3841

Edição

Seção

Metassínteses Qualitativas e Revisões Integrativas