Prevalência e os Fatores Associados da Violência Psicológica Contra Gestantes em Capital no Sul Do Brasil

Autores

  • Maria Raquel Moretti Pires Universidade Federal de Santa Catarina
  • Tadeu Zomer Locatelli Universidade Federal de Santa Catarina
  • Paulo Fernando Brum Rojas Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sheila Rubia Lindner Universidade Federal de Santa Catarina
  • Carolina Carvalho Bolsoni Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elza Berger Salema Coelho Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Violência Psicológica, Gravidez, Estudos Transversais

Resumo

Estimar a prevalência, fatores associados da violência psicológica na gravidez e autores da agressão, com mulheres no período do puerpério internadas nos setores de alojamento conjunto das Maternidades Públicas dos Hospitais da Grande Florianópolis, no ano de 2014. Trata-se de um estudo transversal e de base hospitalar, com 753 mulheres puérperas que tiveram o parto em alguma das três maternidades públicas da Grande Florianópolis (SC) entre março e maio de 2014. Utilizou-se questionário adaptado do Estudo Multipaíses, da Organização Mundial da Saúde validado no Brasil. A prevalência da violência psicológica foi calculada e em seguida, por meio da Regressão Logística, testaram-se os fatores associados à violência psicológica. Como resultados,a prevalência de violência psicológica na gestação foi de 17,5%. Sofrer violência em gestações anteriores e nos 12 meses que antecederam a gestação aumenta em 15,85 e 12,75 vezes as chances de sofrer violência psicológica durante a gestação, respectivamente, quando comparadas com mulheres que não sofreram esse tipo de agressão. Sofrer violência psicológica (insulto, humilhação ou ameaça) por outra pessoa, que não o parceiro íntimo, na gestação, aumenta em 7,44 vezes as chances quando ocorreu por parte de algum familiar. Conclui-se então, que foram estimadas prevalências elevadas de violência psicológica e gravidez indesejada durante a gestação. A gravidez indesejada pode ser considerada um fator de estresse no relacionamento. De acordo com os fatores associados, o que faz com que a mulher sofra violência psicológica na gravidez atual é ela ter sofrido violência psicológica em gestações anteriores. A gravidez não pode ser considera como fator protetivo para não sofrer violência psicológica na gestação. Com relação aos autores da violência psicológica, foi verificado que tanto o parceiro íntimo, como os familiares se destacam como principais perpetradores da violência psicológica na gestação.

Biografia do Autor

Maria Raquel Moretti Pires, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga graduada pela Universidade Paulista e Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina

Tadeu Zomer Locatelli, Universidade Federal de Santa Catarina

Tecnólogo em Radiologia, especialização em Administração, Gestão Pública e Políticas Sociais. Atualmente servidor da UFSC (Administrador de Edifícios).

Paulo Fernando Brum Rojas, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1984), doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Sheila Rubia Lindner, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira pela pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutora em saúde coletiva pela pela Universidade Federal de Santa Catarina, docente da Universidade Federal de Santa Catarina, departamento de saúde publica.

Carolina Carvalho Bolsoni, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira pela pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Elza Berger Salema Coelho, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutora em Filosofia da Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do departamento de saúde pública e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Moretti Pires, M. R., Locatelli, T. Z., Brum Rojas, P. F., Lindner, S. R., Bolsoni, C. C., & Salema Coelho, E. B. (2017). Prevalência e os Fatores Associados da Violência Psicológica Contra Gestantes em Capital no Sul Do Brasil. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 8(1), 29–39. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/3797

Edição

Seção

Artigos originais