Educação em saúde como estratégia de intervenção em uma universidade aberta a terceira idade

Autores

  • Juliane Cristine Dias Departamento de Gerontologia - Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Aline Cristina Martins Gratão Universidade Federal de São Carlos/UFSCar http://orcid.org/0000-0002-8508-0251
  • Diana Quirino Monteiro Departamento de Gerontologia - Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Gerontologia, Promoção de Saúde,

Resumo

Introdução: Dentre as intervenções, na área da Gerontologia, para a população, a Educação em Saúde (ES) pode ser importante escolha para atividades de promoção da saúde na velhice. O convívio com as diversidades deve acarretar em maior número de concepções o que é relevante para a identificação de problemas prioritários subjetivos, e sua auto percepção de saúde e envelhecimento. Objetivos: verificar a aplicabilidade da Educação em Saúde (palestras e orientações acerca de dúvidas elencadas pelo grupo) em indivíduos senescentes. Método: Pesquisa descritiva com abordagem qualitativa para verificação do efeito de um grupo de Educação em Saúde (ES) em senescentes participantes de uma Universidade Aberta a Terceira Idade. Para análise dos dados utilizou-se o método de Análise Temática, buscando compreender a fala dos participantes no momento dos encontros grupais de ES. Resultados: Os participantes possuíam uma média de 67,2 anos de idade, maioria do sexo feminino (84,2, casados (63,2%), 8,1 anos de escolaridade e maioria de aposentados (78,9%). Notou-se melhora no estilo de vida dos participantes, no geral, com destaque para diminuição de tabagistas, maus hábitos alimentares (doces, embutidos e refrigerante) e maior adesão para atividade física, comparando o antes da intervenção com o depois. A partir dos encontros semanais, foram identificadas as categorias temáticas que foram agrupadas e analisadas associando as falas dos participantes. Dessa forma, foram elencadas três grandes temáticas a saber “Ciência Gerontologia”, “Envelhecimento Fisiológico”, Promoção da saúde na velhice”. Conclusão: Os resultados desta pesquisa sugerem que a implementação de grupo de Educação em Saúde, como a apresentada neste artigo, tem resultados benéficos para mudança de hábitos de vida saudáveis além de contribuir para o conhecimento dos participantes.

Abstract: Introduction: Among the interventions in the field of Gerontology, for the population, Health Education (HE) may be important choice for health promotion activities in old age. Becoming acquainted with diversity should lead to a greater number of ideas that is relevant to the identification of priority issues subjective, and your self perception of health and aging. Objectives: To verify the applicability of the health education (lectures and guidance on questions listed by the group) in senescent individuals. Method: a descriptive study with qualitative approach for checking the effect of a group of HE in senescent participants in an Open University to the Elderly. Data analysis used the thematic analysis method, trying to understand the speech of participants at the time of group meetings of HE. Results: The participants had an average of 67.2 years of age, mostly female (84.2%), married (63.2%), 8.1 years of schooling and most retired (78.9%) was noted. The results showed the improvement in the lifestyle of the participants, in general, with emphasis on reduction of smoking, poor eating habits (sweets, sausages and soft drink) and greater adherence to physical activity, comparing before the intervention to the next. From the meetings . weekly, the themes were identified, grouped and analyzed associating by the participants. Thus, three major issues were listed namely "Science Gerontology", "Aging Physiological" Health promotion in old age ". Conclusion: The results of this research suggests that the implementation of Health Education Group, as presented in this article, has beneficial results for change in healthy lifestyles and contribute to the knowledge of the participants.

Keywords: Health Education; Gerontology; Health Promotion;

Biografia do Autor

Juliane Cristine Dias, Departamento de Gerontologia - Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Acadêmica do curso de Graduação em Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos, S.P., Brasil.

Aline Cristina Martins Gratão, Universidade Federal de São Carlos/UFSCar

Enfermeira, Doutora em Ciências. Professora Adjunta do Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos, S.P., Brasil.

Diana Quirino Monteiro, Departamento de Gerontologia - Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Gerontóloga, graduada pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos, S.P., Brasil.

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Publicado

2016-06-03

Como Citar

Dias, J. C., Gratão, A. C. M., & Monteiro, D. Q. (2016). Educação em saúde como estratégia de intervenção em uma universidade aberta a terceira idade. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 7(1), 061–073. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/3748

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