Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) como agente promotor de mudanças na formação de graduação e nas práticas profissionais

Autores

  • Marcos Aguiar Ribeiro Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Ana Suelen Pedroza Cavalcante Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Fiama Kécia Silveira Teófilo Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Izabelle Mont’Alverne Napoleão Albuquerque Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Maristela Inês Osawa Vasconcelos Universidade Estadual Vale do Acaraú

Palavras-chave:

Sistema Único de Saúde, Educação em Saúde, Estágios, Prática Profissional, Serviços de Saúde

Resumo

O VER-SUS, projeto desenvolvido pelo Ministério da Saúde em conjunto com outras entidades da sociedade, tem o escopo de discutir e almejar uma formação de qualidade para o SUS utilizando práticas inovadoras de educação na área da saúde. Assim, este estudo tem como objetivo relatar uma experiência de estágio interdisciplinar de vivências por meio do Projeto VER-SUS em Sobral - CE. O VER-SUS, suscita um espaço de construção de saberes, que permite a troca de experiências entre estudantes de diferentes cursos, otimizando, o valor de cada profissão, usuário e gestor dos serviços de saúde. Assim, amplia-se o olhar do acadêmico em relação à saúde e sua formação, instigando o protagonismo estudantil.

 

Abstract: The VER-SUS, a project developed by the Ministry of Health in conjunction with other entities of society, has the scope to discuss and crave quality training for the SUS using innovative education practices in healthcare. Thus, this study aims to describe an experience of interdisciplinary internship experiences through Project VER-SUS in Sobral - CE. The VER-SUS, raises an area of knowledge construction, which allows the exchange of experience among students from different courses, optimizing the value of each profession, user and manager of health services. Thus, we enlarge the look of academia in relation to health and their education, urging the student role.

Keywords: Unified Health System; Health Education; Internships; Professional Practice; Health Services.

Biografia do Autor

Marcos Aguiar Ribeiro, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Mestrando em Saúde da Família do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Ceará

Ana Suelen Pedroza Cavalcante, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Mestranda em Saúde da Família do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Ceará

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Publicado

2016-06-03

Como Citar

Ribeiro, M. A., Cavalcante, A. S. P., Teófilo, F. K. S., Albuquerque, I. M. N., & Vasconcelos, M. I. O. (2016). Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) como agente promotor de mudanças na formação de graduação e nas práticas profissionais. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 7(1), 109–119. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/3687

Edição

Seção

Experiências Transformadoras