Programa de prevenção ao uso de drogas nas escolas para o desenvolvimento de habilidades de vida
Palavras-chave:
Prevenção ao uso de Drogas, Promoção de Saúde, Habilidades de Vida.Resumo
Uma das estratégias atuais na prevenção ao uso de drogas consiste no desenvolvimento de habilidades de vida, pois favorece o desenvolvimento de competências como o autoconhecimento, empatia, comunicação eficaz, relacionamentos interpessoais, tomada de decisões, resolução de problemas, pensamento criativo e crítico, lidar com sentimentos, emoções e estresse. O presente artigo objetiva apresentar a avaliação qualitativa da implantação do programa de prevenção ao uso de drogas #TamoJunto nas escolas de Florianópolis em sua intersetorialidade com a saúde. A pesquisa foi de caráter qualitativo, exploratório, descritivo e de campo, participaram 19 profissionais. O programa foi avaliado como positivo por todos os entrevistados gestores, coordenadores, multiplicadores, profissionais da saúde e educação e pais. Compreende-se que ele possibilitou o desenvolvimento de vínculos entre os profissionais da saúde e educação, pais e profissionais, alunos e profissionais, entre os próprios alunos e entre os pais e filhos. Em relação aos profissionais da saúde e educação, o programa contribuiu para o empoderamento, capacitação e fortalecimento da intersetorialidade entre a escola e Unidade Básica de Saúde.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Coordenação nacional de DST/AIDS. A polÃtica do Ministério da Saúde para atenção integral a usuário de álcool e outras drogas. BrasÃlia: Ministério da Saúde, 2003. DisponÃvel em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pns_alcool_drogas.pdf>. Acesso em: 16 ago. 2013.
Bhering, E., & Siraj-Blatchford, I. (1999). A relação escola-pais: um modelo de trocas e colaboração. Cadernos de Pesquisa, 106, 191-216.
Bronfenbrenner, U. (1996). A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas.
Czeresnia, D. (2003). O conceito de saúde e a diferença entre prevenção e promoção. In: Czeresnia, D., Freitas, C. M. (Org.) (2003). Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. (pp. 39-53). Rio de Janeiro: Editora Fiocruz.
EU – Dap OED (2014). Unplugged. Turim. 2007. Recuperado em 30 de maio de 2013 de http://www.eudap.net/Unplugged_HomePage.aspx.
Faggiano, F., Galanti, M.R., Bohrn, K., Burkhart, G., Vigna-Taglianti, F., Cuomo, L. et al. (2008). The effectiveness of a school-based substance abuse prevention program: EU-Dap cluster randomised controlled trial. Prev Med., 47(5), 537-543.
Gomes, R. A análise de dados em pesquisa qualitativa. In: MINAYO, M. C. S. (Org.) (1994). Pesquisa Social: tória, método e criatividade. (pp. 67-80). Petrópolis: Vozes.
Horochovski, R. R., & Meirelles, G. Problematizando o conceito de empoderamento. (2007). In II Seminário Nacional movimentos sociais, participação e democracia. UFSC, Florianópolis. Recuperado em 30 de maio de 2014 de http://www.sociologia.ufsc.br/npms/rodrigo_horochovski_meirelles.pdf.
Junqueira, L., Inojosa, R. M., & Komatsu, S. (1997). Descentralização e intersetorialidade na gestão pública municipal no Brasil: a experiência de Fortaleza. In CLAD (org.) El tránsito de la cultura burocrática al modelo de la gerencia pública: perspectivas, posibilidades y limitaciones (pp. 63-124). Venezuela: Unesco/CLAD.
Leopardi, M. T. (2001). Metodologia na saúde ( 2a ed.) Florianópolis: UFSC/Pós-graduação em Enfermagem.
Lima, W. G. (2012). PolÃtica Pública: discussão de conceitos. Interface, 5(1), 49-54.
Minayo, M. C. S. (1999). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec.
Morin, E. (2007). Introdução ao pensamento complexo (3a ed.). Porto Alegre: Sulina.
Nacional Institute on Drug Abuse – NIDA (2004). Cómo prevenir el uso de drogas em los niños y los adolescentes: uma guia con base cientÃfica para padres, educadores y lÃderes de la comunidad (2ª ed). Recuperado em 31 de outubro de 2015 do site https://www.drugabuse.gov/sites/default/files/redbook_spanish.pdf
Organização Panamericana de la Salud - OPAS (2001). Enfoque de habilidades para a vida para um de desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. Washington: OPS.
Pechanskyl, F., Szoboti, C. M., Scivoletto, S. (2004). Uso de álcool entre adolescentes: conceitos, caracterÃsticas epidemiológicas e fatores etiopatogênicos. Rev. Bras. Psiq., 26(1), 14-17.
World Health Organization – WHO (1997). Life skills education for children and adolescents in schools: Introduction and guidelines to facilitate the development and implementation of life skilles programmes. Geneva: WHO.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Da submissão, os autores deverão encaminhar cópia digitalizada do seguinte documento assinados por todos os autores do manuscrito, conforme modelo que se segue, nos documentos suplementares que constam no processo de submissão.
Modelo de declaração de responsabilidade, agradecimentos e transferência de direitos autorais
Declaro para fins legais a cerca do manuscrito "nome do manuscrito" que
1. Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento, e/ou análise e interpretação dos dados;
2. Contribuí significativamente na elaboração do rascunho e/ou na revisão crítica do conteúdo;
3. Participei da aprovação da versão final do manuscrito;
4. Obtive permissão por escrito de todas as pessoas mencionadas nos Agradecimentos, as quais contribuíram substancialmente à realização deste manuscrito, mas não preencheram os critérios de autoria;
5. Caso não tenha incluído sessão de Agradecimentos, certifico que nenhuma pessoa fez qualquer contribuição substancial para sua confecção.
6. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
7. Em caso de aprovação, concordo com a transferência dos direitos autorais referentes ao manuscrito, à Revista "Saúde & Transformação Social. O manuscrito e seu conteúdo se tornarão propriedade exclusiva da Revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem prévia e necessária autorização dos responsáveis legais pela Revista
Local e data
Nome dos autores (por extenso) e respectivas assinaturas