Programa de prevenção ao uso de drogas nas escolas para o desenvolvimento de habilidades de vida

Autores

  • Girlane Mayara Peres UFSC
  • Tania Maria Grigolo CESUSC
  • Daniela Ribeiro Schneider UFSC

Palavras-chave:

Prevenção ao uso de Drogas, Promoção de Saúde, Habilidades de Vida.

Resumo

Uma das estratégias atuais na prevenção ao uso de drogas consiste no desenvolvimento de habilidades de vida, pois favorece o desenvolvimento de competências como o autoconhecimento, empatia, comunicação eficaz, relacionamentos interpessoais, tomada de decisões, resolução de problemas, pensamento criativo e crítico, lidar com sentimentos, emoções e estresse. O presente artigo objetiva apresentar a avaliação qualitativa da implantação do programa de prevenção ao uso de drogas #TamoJunto nas escolas de Florianópolis em sua intersetorialidade com a saúde. A pesquisa foi de caráter qualitativo, exploratório, descritivo e de campo, participaram 19 profissionais. O programa foi avaliado como positivo por todos os entrevistados gestores, coordenadores, multiplicadores, profissionais da saúde e educação e pais. Compreende-se que ele possibilitou o desenvolvimento de vínculos entre os profissionais da saúde e educação, pais e profissionais, alunos e profissionais, entre os próprios alunos e entre os pais e filhos. Em relação aos profissionais da saúde e educação, o programa contribuiu para o empoderamento, capacitação e fortalecimento da intersetorialidade entre a escola e Unidade Básica de Saúde.

Biografia do Autor

Girlane Mayara Peres, UFSC

Mestre profissional em saúde metal e atenção psicossocial. Especialista clínica em terapia relacional sistêmica. 

Tania Maria Grigolo, CESUSC

Doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Sociologia Política (UFSC) e Especialista em Saúde Mental Coletiva (UFSM). Docente do Curso de Psicologia da Faculdade CESUSC, mantida pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina. Participa como pesquisador do Grupo de Pesquisa "Clínica da Atenção Psicossocial e Uso de Álcool e outras Drogas", coordenado pelo PSICLIN/UFSC.

Daniela Ribeiro Schneider, UFSC

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Pós-Doutorado pela Universidade de Valencia - Espanha (2012). Atualmente é prof. associado III da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2016-05-02

Como Citar

Peres, G. M., Grigolo, T. M., & Schneider, D. R. (2016). Programa de prevenção ao uso de drogas nas escolas para o desenvolvimento de habilidades de vida. aúde &amp; Transformação ocial ealth &mp; ocial hange, 6(1), 111–123. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/3686

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Artigos originais