Educação em saúde para cuidadores informais de idosos

Autores

  • Maria Angélica Andreotti Diniz Universidade Federal de São Carlos/UFSCar
  • Diana Quirino Monteiro
  • Aline Cristina Martins Gratão Universidade Federal de São Carlos/UFSCar http://orcid.org/0000-0002-8508-0251

Palavras-chave:

Gerontologia, Educação em Saúde, idoso, cuidador

Resumo

Este estudo buscou descrever e analisar o efeito da Educação em Saúde em cuidadores informais de idosos. Tratou-se de uma pesquisa com abordagem descritiva-qualitativa, onde três cuidadoras informais de idosos com Alzheimer participaram de grupos de educação em saúde, no qual, inicialmente, foram colhidas informações a respeito do perfil sócio-demográfico e perfil de saúde dos cuidadores, além da presença de sobrecarga e desconforto emocional por meio da Escala de Sobrecarga de Zarit e SRQ (Self Reporting Questionaire). Foram realizados sete encontros que envolviam temas como: artesanato, habilidades sociais, relaxamento e atividades de caminhada e dança. Para a análise dos dados da pesquisa, foi utilizado o método de Análise Temática, que buscou compreender a fala dos cuidadores no momento dos encontros grupais. Dividiu-se a análise dos resultados, conforme as seguintes categorias: “Isolamento social no ato do cuidar”; “A presença de outras comorbidades nos idosos”; “A mudança de comportamento dos idosos”; “Sobrecarga”. Após as intervenções, observou-se uma importante diminuição da sobrecarga e do estresse emocional, com exceção de uma cuidadora, a qual apresentou piora dos sintomas de sobrecarga atribuída à piora do quadro demencial do idoso e ao aumento de demandas de cuidado. Apesar de uma amostra reduzida, o estudo foi de extrema relevância para caracterizar o perfil desses cuidadores, avaliar formas de evitar a sobrecarga e o estresse emocional.

 

Abstract: This study aimed to describe and analyze the effect of health education in informal caregivers of aged people. This was a descriptive and qualitative approach, where three informal caregivers of seniors with Alzheimer attended health education groups, which were initially collected information on the socio-demographic and health profile of caregivers, and the presence of burden and emotional discomfort by Zarit Overload Scale and SRQ (Self Reporting Questionnaire). Seven meetings involving subjects were performed as: crafts, social skills, relaxation and walk and dance activities. For the analysis of the survey data, it used the thematic analysis method, which sought to understand the speech of caregivers at the time of group meetings. We divided the analysis of results, as the following categories: "Social isolation in the act of caring"; "The presence of other comorbidities in the elderly"; "The change in behavior of the elderly"; "Overload". After the speeches, there was a significant reduction in overhead and emotional stress, except for one caregiver, which worsened the symptoms of overload attributed to worsening of dementia in the elderly and increasing care demands. Although a small sample, the study was extremely relevant to characterize the profile of these caregivers, evaluate ways to avoid overload and emotional stress.

Keywords: aged; caregivers; social support; family

Biografia do Autor

Maria Angélica Andreotti Diniz, Universidade Federal de São Carlos/UFSCar

Acadêmica do curso de Graduação em Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos, S.P., Brasil. E-mail: maah-diniz@hotmail.com

Diana Quirino Monteiro

Gerontóloga, graduada pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos, S.P., Brasil. E-mail: maah-diniz@hotmail.com

Aline Cristina Martins Gratão, Universidade Federal de São Carlos/UFSCar

Enfermeira, Doutora em Ciências. Professora Adjunta do Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos, S.P., Brasil. E-mail: alinegratao@ufscar.com.

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Publicado

2016-06-03

Como Citar

Diniz, M. A. A., Monteiro, D. Q., & Gratão, A. C. M. (2016). Educação em saúde para cuidadores informais de idosos. aúde &amp; Transformação ocial ealth &mp; ocial hange, 7(1), 028–040. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/3606

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