Benefícios dos projetos sociais esportivos em crianças e adolescentes

Autores

  • Ewerton Dantas Cortes Neto Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maihana Maira Cruz Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Eulália Maria Chaves Maia Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

crianças, adolescentes, esportes, avaliação de projetos

Resumo

O reconhecimento do esporte como canal de socialização positiva ou inclusão social, é revelado pelo crescente número de projetos esportivos destinados aos jovens das classes populares, financiados por instituições governamentais e privadas. Os programas frequentemente classificam as crianças e os jovens, que passam parte significativa do dia na rua ou que nela moram, como estando em situação de “risco”. Essa vulnerabilidade potencializa as chances do fracasso escolar, da evasão, da droga, do sexo sem prevenção, da carreira na delinquência, dos acidentes, dentre diversas outras situações maléficas para os indivíduos. A pesquisa tem como objetivo investigar na literatura os benefícios de projetos sociais esportivos para crianças e adolescentes. Para realização da revisão integrativa, a busca bibliográfica foi realizada no portal de bases de dados eletrônicas Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), na qual foram consultadas as bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e SCOPUS. Os estudos apontam a inclusão social, as mudanças positivas de comportamento, o preenchimento do “tempo livre”, o aumento do desempenho escolar, a aprendizagem das modalidades esportivas e o aperfeiçoamento do desempenho motor como os principais benefícios dos projetos sociais esportivos. O esporte passou a ser concebido como um excelente meio para se propor saídas para os problemas sociais que afetam cotidianamente, principalmente, crianças e jovens.


 

Abstract: The recognition of sport as a positive socialization channel or social inclusion is revealed through the increasing number of sports projects destined for  young people of the lower classes, financed by governmental and private institutions. These programs frequently classify children and young people, as those who spend most of their time on the streets or are living on them, and are considered in a ‘risky’ situation. That vulnerability potentiates the chances of educational failure, evasion, drugs, sex without prevention, career in delinquency, accidents, and many other malefic situations for those individuals. The research's objective is to investigate in the literature the benefits of  social sports projects for children and teenagers. The integrative revision was performed through a bibliographic search in the SciELO (Scientific Electronic Library Online) and the Virtual Health Library (BVS – Portuguese abbreviation), in which the databases of the Science and Health of the Latin-American and Caribbean Literature (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) and SCOPUS were consulted. The studies pointed out that  social inclusion, the positive behavior changes, the filling of the ‘free time’, the academic performance enhancement, the learning of sports modalities and the improvement of motor performance are the main benefits of the social sports projects. Sport is now conceived as an excellent way to offer a way out for the social problems that daily affect mainly children and the young.

 

Keywords: children, teenagers, sports, projects evaluation. (source: bvs)

 

 


Biografia do Autor

Ewerton Dantas Cortes Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Educação Física - Doutorando do Programa de Pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde - UFRN

Maihana Maira Cruz Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

UFRN - Psicologia - Doutoranda do Programde de Pós-graduação de Psicologia

Eulália Maria Chaves Maia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

UFRN - Psicologia - Professora Titular do Curso de Psicologia

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Publicado

2016-05-16

Como Citar

Cortes Neto, E. D., Dantas, M. M. C., & Maia, E. M. C. (2016). Benefícios dos projetos sociais esportivos em crianças e adolescentes. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 6(3), 109–117. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/3561

Edição

Seção

Metassínteses Qualitativas e Revisões Integrativas