Cuidado em saúde na perspectiva dos profissionais da estratégia de saúde da família

Autores

  • Marriety Cristine Braz Lopes Universidade do Vale do Itajaí
  • Fabiano Costella Pinheiro Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Ildamar Pereira
  • Alessandra Monestel Universidade do Vale do Itajaí- UNIVALI
  • Graciele Pessôa e Silva Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Rhayssa Duarte Soccas Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Julia Cristina Pivotto Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Bianca Heinen Toillier Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Inajara Carla Oliveira Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Palavras-chave:

Saúde, Saúde Coletiva, Atenção Primária, Métodologia Qualitativa, Sistema Único de Saúde.

Resumo

O processo de trabalho das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) é o elemento-chave para a busca permanente de comunicação e troca de experiências e conhecimentos entre os integrantes das equipes e destes com a comunidade. Este artigo tem por objetivo analisar a gestão do cuidado em saúde no processo de trabalho das equipes de ESF da Unidade Básica de Saúde (UBS) vinculada ao grupo multiprofissional do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde da Universidade do Vale do Itajaí. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevista, aplicada a 20 profissionais das seguintes categorias: médico, enfermeiro, agentes comunitários, dentista, técnicos de enfermagem e técnica em saúde bucal, membros de duas equipes de ESF do Município de Itajaí/SC. No presente artigo, foram identificadas 10 categorias na dimensão “O que você entende por cuidado em saúde?” e 9 categorias na dimensão “Como você percebe o cuidado em saúde realizado em sua UBS?”. Constatou-se que o entendimento dos profissionais a respeito do cuidado em saúde refere-se à prevenção, seguida dos conceitos de integralidade e promoção. Todavia, quando analisada a segunda dimensão observou-se que o conceito que eles apresentam é diferente do que acontece na prática, visto que prevaleceram ações realizadas na categoria integralidade, seguido de prevenção e promoção. Fica evidenciado, portanto, que para “fazer” é necessário planejar o “pensar” destacando o exercício que as equipes devem fazer, relacionando a teoria com a prática, procurando melhorar a maneira como eles se articulam para refletir em um atendimento qualificado ao usuário. Além disso, a participação de uma equipe multiprofissional que atue no matriciamento, e que possa oferecer tanto retaguarda assistencial quanto suporte técnico pedagógico seria fundamental para auxiliar os profissionais na compreensão dos conceitos elencados nesta pesquisa, evitando a contraposição entre teoria e prática.

 

Abstract: The working process of the Family Health Strategy (FHS) teams is the key- element in the constant search for communication and exchange of experiences and knowledge among team members, and between them and the community. This article analyzes the health care management in the work process of the FHS teams of the Basic Health Unit (BHU) linked to the multidisciplinary group of the Work Education Program for Health, of the University of Vale do Itajaí. This is a qualitative study, conducted through the application of interviews with 20 professionals in the following categories: doctors, nurses, community agents, dentist, nurse technicians and oral health technicians. The interviewees were all members of two FHS teams in the municipality of Itajaí, in the Brazilian state of Santa Catarina. In this article, 10 categories were identified in the dimension "What do you mean by health care?" And 9 categories in the dimension "How do you perceive the health care held in your BHU?". It was found that the professionals’ view of health care relates prevention, followed by the concepts of integration and health promotion. However, analyzing the second dimension, it was noted that their concept is different from what actually happens in practice, since prevailed actions taken in category integration, followed by prevention and promotion. It was evident, therefore, that in order "do", it is first necessary to “think” and plan. This highlights the exercise that the teams must perform, relating theory to practice, and seeking to improve the way they fit together in order to ensure a qualified service to the user. Moreover, the participation of a multidisciplinary team that operates in reference, and that can provide both backup care and pedagogical technical support, is essential for helping professionals understand the concepts outlined in this research, and ensuring that the theory becomes practice.

Keywords: Health Care; Care Management; Family Health Strategy.

Biografia do Autor

Marriety Cristine Braz Lopes, Universidade do Vale do Itajaí

Acadêmica de Psicologia

Fabiano Costella Pinheiro, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Farmacêutico da Secretária Municipal de Saúde de Itajaí e Preceptor do PET Multiprofissional

Ildamar Pereira

Psicologa da Secretária Municipal de Saúde de Itajaí e Preceptora do PET Multiprofissional

Alessandra Monestel, Universidade do Vale do Itajaí- UNIVALI

Nutricionista da Secretária Municipal de Saúde de Itajaí e Preceptora do PET Multiprofissional

Graciele Pessôa e Silva, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Acadêmica de fonoaudiologia

Rhayssa Duarte Soccas, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Acadêmica de Fonoaudiologia

Julia Cristina Pivotto, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Acadêmica de Fonoaudiologia

Bianca Heinen Toillier, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Acadêmica de Fonoaudiologia

Inajara Carla Oliveira, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Fonoaudiologa, Professora do curso de fonoaudiologia e medicina e tutora do PET Multiprofissional

Downloads

Publicado

2016-05-06

Como Citar

Braz Lopes, M. C., Pinheiro, F. C., Pereira, I., Monestel, A., e Silva, G. P., Soccas, R. D., Pivotto, J. C., Toillier, B. H., & Oliveira, I. C. (2016). Cuidado em saúde na perspectiva dos profissionais da estratégia de saúde da família. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 6(2), 019–027. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/3301

Edição

Seção

Artigos originais