Formação inicial de professores na enfermagem, fisioterapia e odontologia

Autores

  • Grasiela Garrett da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Daniela Simoni Espíndola Universidade Federal de Santa Catarina
  • Daniele Delacanal Lazzari Universidade Federal de Santa Catarina
  • Vânia Marli Schubert Backes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jussara Gue Martini Universidade Federal de Santa Catarina
  • Juliano de Amorim Busana Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Docentes, Ensino superior, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia.

Resumo

O presente trabalho discute a formação de professores para o exercício da docência nos cursos de graduação em Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia, apontando para a necessidade de compreensão desta atividade numa perspectiva complexa, a fim de ir além de uma visão instrumental de sua concepção e exercício. Analisando, em particular, os enfoques da formação inicial, propõe refletir, a partir de diversas problematizações, sobre a maneira como o docente em saúde é concebido, integrando alguns eixos analíticos que permitem dar conta das múltiplas facetas e contradições da docência no ensino superior em saúde. 

Abstract: this paper discusses the training of teachers for teaching in undergraduate courses in Nursing, Physiotherapy and Dentistry, pointing to the need to understand this activity in a complex perspective, in order to go beyond an instrumental view of its design and exercise. Analyzing in particular the approaches of initial training, proposes a reflection from various problematizations on how the teaching in health is designed by integrating some analytical axes that allow to account for the multiple facets and contradictions of teaching in higher education in health.

Keywords: Faculty; Education, Higher; Nursing; Physical therapy specialty; Dentistry.

Biografia do Autor

Grasiela Garrett da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Odontóloga. Mestrado em Odontologia em Saúde Coletiva. Doutoranda em Odontologia em Saúde Coletiva no Programa de Pós Graduação em Odontologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis (SC), Brasil. 

Daniela Simoni Espíndola, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Enfermagem pelo PEN/UFSC. Bolsista CAPES. Santa Catarina, Brasil. E-mail: daniela.sesp@gmail.com

Daniele Delacanal Lazzari, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Mestre em Educação. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis (SC), Brasil. 

Vânia Marli Schubert Backes, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Enfermagem. Docente da Graduação e do PEN/UFSC. Pesquisadora CNPq. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. E-mail: oivania@nfr.ufsc.br

Jussara Gue Martini, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Email:jussarague@gmail.com

Juliano de Amorim Busana, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Grupo de Pesquisas NEPEPS (Núcleo de Extensão e Pesquisa em Promoção da Saúde e Enfermagem). E-mail: julianobusana@hotmail.com

Downloads

Publicado

2016-05-16

Como Citar

Silva, G. G. da, Espíndola, D. S., Lazzari, D. D., Backes, V. M. S., Martini, J. G., & Busana, J. de A. (2016). Formação inicial de professores na enfermagem, fisioterapia e odontologia. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 6(3), 118–128. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/3038

Edição

Seção

Experiências Transformadoras