A educação em saúde como estímulo à cidadania: um relato de experiência

Autores

  • Caio César Lima Silva Escola de Enfermagem de Natal. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Lauriana Medeiros Costa Santos Escola de Enfermagem de Natal. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Cleide Oliveira Gomes Escola de Enfermagem de Natal. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Palavras-chave:

Direitos do paciente, Educação em saúde, Formação de recursos humanos, Humanização da Assistência,

Resumo

O artigo tem como objetivo relatar o processo ensino-aprendizagem vivenciado no projeto de extensão universitária “Saúde com Cidadania: construindo saberes”, implementado com base na Carta dos Direitos e Deveres dos Usuários da Saúde e nas ideias de Paulo Freire sobre educação. Nos anos de 2011 e 2012, foram desenvolvidas ações em diversos espaços da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: rodas de conversa no ambulatório de um dos hospitais universitários; exposição dialogada em disciplinas e eventos para estudantes da área da saúde; atividades lúdicas para crianças em eventos. O ato de educar ocorreu de forma contextualizada, mútua e contínua, por meio do diálogo, proporcionando o aprofundamento do aprendizado sobre a humanização, a cidadania e a política pública de saúde brasileira. Os estudantes vivenciaram novas experiências, sentimentos e impressões a partir da extensão universitária, os quais foram compartilhados com outros estudantes em disciplinas e eventos, estabelecendo a relação entre ensino e extensão universitária.

Abstract: This paper aims to report the teaching-learning process experienced on the university extension project "Health with Citizenship: constructing knowledge", implemented through the Charter of Rights and Duties of Health Users, and the ideas of Paulo Freire about education. In the years, 2011 and 2012, many actions were developed at several areas of the Federal University of Rio Grande do Norte: conversational meetings in the outpatient clinic of one of the University Hospitals; dialogued exposure on subjects and events for students of the health area and recreational activities for children in events. The educating act occurred in a contextual, mutual and continuous manner, through dialogue, and providing a deeper learning about humanization, citizenship and Brazilian public health policy. The students experienced new training practices, feelings and impressions from the university extension, which were shared with other students on subjects and events, establishing the relationship between education and university extension.

Keywords: Patients’ rights. Education in health. Human resources training. Assistance humanization.

Biografia do Autor

Caio César Lima Silva, Escola de Enfermagem de Natal. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Estudante do sexto semestre do Curso de Graduação Tecnológica em Gestão Hospitalar. Escola de Enfermagem de Natal - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bolsista de Extensão Universitária, 2011 a 2012, Projeto Saúde com Cidadania: construindo saberes. 

Lauriana Medeiros Costa Santos, Escola de Enfermagem de Natal. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pelo Doutorado Interinstitucional da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora da Escola de Enfermagem de Natal - UFRN. Coordenadora do Projeto de extensão universitária Saúde com Cidadania: construindo saberes.

Cleide Oliveira Gomes, Escola de Enfermagem de Natal. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora da Escola de Enfermagem de Natal – UFRN, Natal - RN, Brasil. Colaboradora do Projeto de extensão universitária Saúde com Cidadania: construindo saberes

Downloads

Publicado

2016-05-06

Como Citar

Silva, C. C. L., Santos, L. M. C., & Gomes, C. O. (2016). A educação em saúde como estímulo à cidadania: um relato de experiência. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 6(2), 132–138. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/2923

Edição

Seção

Experiências Transformadoras