Práticas educativas com mototaxistas: um relato de experiência de acadêmicos de enfermagem

Autores

  • Alexandra do Nascimento Cassiano Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Isabelle Campos de Azevedo Enfermeira (UERN). Pós-graduada em Enfermagem em Dermatologia (FIP). Docente do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Coordenadora de enfermagem na Unidade Mista Clotilde Santina (UMCS), Cerro Corá/RN, Brasil.
  • Quintila Garcia Santos Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Luana Dantas Vale Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Joaquim Batista de Araújo Neto Secretária de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte
  • Cristyanne Samara Miranda de Holanda Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Roberta Kaliny de Souza Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Educação em saúde, Saúde coletiva, Saúde do homem, Saúde do trabalhador

Resumo

Relatar a experiência discente em atividades de educação em saúde realizadas com grupos de mototaxistas. A atividade foi realizada tendo aporte teórico e metodológico na disciplina Estágio Supervisionado I, do curso de graduação em enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. O público-alvo correspondeu a cinco grupos de mototaxistas. Os conteúdos abordados foram: prevenção do câncer de pele e de próstata, doença hemorroidária, acidentes de trânsito e exercícios de alongamento para a coluna vertebral. O estabelecimento de diálogos abertos à participação dos atores proporcionou a troca de experiência, expressão de relatos e a articulação entre os conhecimentos científicos. A inserção dos discentes na comunidade propiciou a percepção e discussão sobre práticas de educação em saúde participativas e sobre as dificuldades encontradas na implementação da ação intervencionista.

 

ABSTRACT - Report the student experience in health education activities carried out with groups of mototaxi drivers. The activity was performed with the theoretical and methodological support of the discipline Supervised Internship I, of the undergraduate course in nursing from the State University of Rio Grande do Norte. The subjects were  five groups of mototaxi drivers. The themes discussed were: prevention of skin cancer and prostate cancer, hemorrhoids, traffic accidents and stretching exercises for the spine. Establishing dialogue open to the subjects’ participation provided the exchange of experience, expression of experiences and articulation of among scientific knowledge. The inclusion of students in the community led to the perception and discussion of participatory health education practices and more about the difficulties encountered in the implementation of the interventionist action.

Keywords: Health education; Collective health; Men's Health, Occupational Health. 

 

Biografia do Autor

Alexandra do Nascimento Cassiano, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Enfermeira (UERN). Residente Multiprofissional em Saúde Materno Intafil (UFRN), Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), Santa Cruz-RN, Brasil.

Isabelle Campos de Azevedo, Enfermeira (UERN). Pós-graduada em Enfermagem em Dermatologia (FIP). Docente do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Coordenadora de enfermagem na Unidade Mista Clotilde Santina (UMCS), Cerro Corá/RN, Brasil.

Secretária Municipal de Saúde de Cerro Corá-RN, Brasil.

Quintila Garcia Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Bacharel em Direito (UFRN), Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), Caicó-rn, Brasil. Acadêmica de Enfermagem (UERN), Campus Caicó-RN, Brasil.

Luana Dantas Vale, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Enfermeira (UERN)

Joaquim Batista de Araújo Neto, Secretária de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte

Enfermeiro (UERN). Bombeiro, Servidor Público do Estado do Rio Grande do Norte, Caicó-RN, Brasil. Docente da Escola Técnica de Enfermagem Raimunda Nonata. Docente da Escola Técnica de Enfermagem Florence (ETEF), Caicó-RN, Brasil.

Cristyanne Samara Miranda de Holanda, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Enfermeira. Mestre em Enfermagem (PGENF-UFRN). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UERN). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN),Campus Caicó, Caicó-RN, Brasil.

Roberta Kaliny de Souza Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Mestre em Enfermagem (PGENF-UFRN). Doutoranda do programa de pós-graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Caicó, Caicó-RN, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-01-24

Como Citar

Cassiano, A. do N., Azevedo, I. C. de, Santos, Q. G., Vale, L. D., Neto, J. B. de A., Holanda, C. S. M. de, & Costa, R. K. de S. (2015). Práticas educativas com mototaxistas: um relato de experiência de acadêmicos de enfermagem. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 5(3), 113–117. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/2722

Edição

Seção

Experiências Transformadoras