Atrás da cortina de fumaça: jovens da periferia e a temática das drogas

Autores

  • Paulo Estevão Pereira Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Ana Paula Serrata Malfitano Universidade federal de São Carlos

Palavras-chave:

Adolescente, Drogas Ilícitas, Vulnerabilidade Social, Condições Sociais

Resumo

O fenômeno das drogas adquiriu proporções globais nas últimas décadas, atingindo todas as camadas sociais. A associação entre jovens, especialmente pobres, e o uso de drogas, presente na mídia e nas políticas públicas, tem suscitado discussões e intervenções que precisam ser analisadas e problematizadas, as quais, não considerando a situação socioeconômica e cultural daqueles jovens, têm acumulado resultados pouco efetivos, do ponto de vista público. Esse dado suscita a necessidade de inverter a ordem da pergunta e, antes de se buscar qual a melhor forma de tratar jovens em uso de drogas, iniciar pela compreensão dos contextos e arranjos sociais que permitem que estejam expostos às drogas e como tal exposição se dá no seu cotidiano. Este artigo baseia-se em uma pesquisa com jovens da periferia de uma cidade de médio porte do interior paulista e discute, a partir do discurso dos jovens, a relativização do papel das drogas como fonte primária de suas vulnerabilidades. Utilizou-se como método a observação participante, em um equipamento público local, além de entrevistas e grupos de atividades com os jovens. O discurso dos jovens desvela questões como violação de direitos, restrições à mobilidade urbana, violência real ou simbólica a que estão sujeitos, bem como a precariedade das relações de trabalho; fatores que se traduzem em uma vulnerabilidade maior que aquela advinda da temática das drogas.

Biografia do Autor

Paulo Estevão Pereira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Terapeuta Ocupacional (UFSCar), Mestre em Terapia Ocupacional (PPGTO-UFSCar), Especialista em Saúde Pública ênfase em saúde mental, professor substituto no Curso de graduação em Terapia Ocupacional do Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Ana Paula Serrata Malfitano, Universidade federal de São Carlos

Profa. Doutora do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde-UFSCar; Terapeuta Ocuapcional, Doutora em Saúde Pública USP.

Downloads

Publicado

2014-08-29

Como Citar

Pereira, P. E., & Serrata Malfitano, A. P. (2014). Atrás da cortina de fumaça: jovens da periferia e a temática das drogas. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 5(1), 27–35. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/2626

Edição

Seção

Artigos originais