Transcendendo fronteiras e criando noticias: A Agência de Notícias de Resposta ao Sida em Moçambique

Autores

  • Lucas Pondaco Bonanno Faculdade de Saúde Pública da USP
  • Maria da Penha Vasconcellos Faculdade de Saúde Publica da Universidade de São Paulo.

Palavras-chave:

Comunicação social, jornalismo científico, saúde pública, transnacionalização.

Resumo

Criado em São Paulo, no Brasil, em 2003, o projeto que estabelece uma agência de notícias especializada em Aids chega a capital de Moçambique, Maputo, em 2009. Este artigo analisa os resultados obtidos pela agência moçambicana nos primeiros quatro meses de atividade, período em que recebeu, in loco, apoio de profissionais da agência brasileira. Neste estudo, observaram-se a importância do jornalismo científico e independente, levar em consideração a cultura local e direcionar ações para públicos específicos.  A experiência obtida com esta iniciativa transnacional possibilita almejar a criação de uma rede de agência de noticias sobre Aids pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Biografia do Autor

Lucas Pondaco Bonanno, Faculdade de Saúde Pública da USP

Mestrando em saúde pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, possui graduação em Jornalismo pela Universidade Metodista do Estado de São Paulo.

Maria da Penha Vasconcellos, Faculdade de Saúde Publica da Universidade de São Paulo.

Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Livre docente da Universidade de São Paulo. Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Sociais em Saúde Pública.

Downloads

Publicado

2014-08-29

Como Citar

Bonanno, L. P., & Vasconcellos, M. da P. (2014). Transcendendo fronteiras e criando noticias: A Agência de Notícias de Resposta ao Sida em Moçambique. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 5(1), 73–80. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/2591

Edição

Seção

Artigos originais