Pergunta que eu respondo: as drogas na perspectiva de jovens estudantes

Autores

  • Taís Verônica Cardoso Vernaglia Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - EEAP Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
  • Paula Vanessa Peclat Flores Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa - EEAAC Universidade Federal Fluminense - UFF

Palavras-chave:

Drogas Ilícitas, Adolescente, Instituições Acadêmicas, Promoção da Saúde

Resumo

Este relato objetivou compartilhar as experiências acumuladas nas primeiras investidas para a implantação do Programa de Orientação sobre o álcool e outras drogas voltado aos jovens entre 12 e 18, através do projeto de extensão “Da Escola para a Escola: o fenômeno das drogas e as amarras inter-institucionais”. Sob a lógica da promoção da saúde e intervenção precoce,  trabalhamos com dinâmicas de sensibilização para os jovens sobre o fenômeno do álcool e outras drogas. Percebemos que os jovens estão inclinados a discutir sobre o fenômeno das drogas e a compartilhar vivências do seu cotidiano, se for feito a partir de vínculo estabelecido. Também, o uso de diferentes estratégias a partir das suas questões formuladas, facilitou a apreensão das informações. Neste sentido, a universidade deve investir no seu entorno, sendo imprescindível a contribuição de diferentes linhas teóricas, forças de coalizão, para o enfrentamento do fenômeno das drogas.

 

ABSTRACT - This report aims to share the experience acquired under the first attempts to execute the implementation of the Alcohol and other Illegal Drugs Orientation Programme for people from 12 to 18, through the extension program "From School to School: the drug phenomenon and the inter-institutional constraints". Under the logic of health promotion and early intervention, we worked with activities to raise awareness of young people to the alcohol phenomenon and other illegal drugs. We realized that the young are inclined toward discussing about the drug phenomenon and also sharing their everyday experiences, once it is done based on an established bond. Also, the use of different strategies question box, rounds of conversation and quiz game facilitated information acquisition. In this respect, the university should invest in its surroundings, while the contribution of different theoretical lines and coalition forces are extremely necessary to face the drug phenomenon.

Keywords: Street Drugs; Adolescent; Schools; Health Promotion

Biografia do Autor

Taís Verônica Cardoso Vernaglia, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - EEAP Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

 

Mestre em Enfermagem, Professora Assistente II na área de Saúde Mental, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP); Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Paula Vanessa Peclat Flores, Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa - EEAAC Universidade Federal Fluminense - UFF

Mestre em Enfermagem, Professora Assistente II do Departamento de Enfermagem Médico Cirurgica (MEM) da Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Downloads

Publicado

2015-01-24

Como Citar

Vernaglia, T. V. C., & Flores, P. V. P. (2015). Pergunta que eu respondo: as drogas na perspectiva de jovens estudantes. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 5(3), 98–104. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/2548

Edição

Seção

Experiências Transformadoras