O Transtorno de Personalidade Borderline a partir da Visão de Psicólogas com Formação em Psicanálise

Autores

  • Matheus Rozário Matioli
  • Érica Aparecida Rovani
  • Mariana Araújo Noce Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP

Palavras-chave:

Psicanálise, Transtorno de Personalidade Borderline, Tratamento

Resumo

O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) refere-se a um transtorno que afeta seriamente a vida da pessoa acometida causando prejuízos significativos tanto ao indivíduo com TPB como às pessoas a sua volta. O objetivo do artigo é caracterizar o TPB a partir da visão de psicólogas com formação em Psicanálise que atuam no atendimento de pacientes com tal transtorno, enfocando-se: as principais características, o processo de diagnóstico e o tratamento. Participaram da pesquisa duas psicólogas com formação em Psicanálise. Pôde-se observar que as profissionais realizam o diagnóstico durante o tratamento, já que o maior interesse está no funcionamento do paciente. Além disso, o tratamento é feito de acordo com os sentimentos e pensamentos que o paciente verbaliza e, da relação terapêutica com o analista. Pode-se concluir que a divulgação de informações acerca do TPB e seu tratamento são de grande importância para esclarecer tanto a população quanto profissionais e estudantes da área da saúde.

Biografia do Autor

Matheus Rozário Matioli

Psicanalista. Especialista em Psicomotricidade pelo Centro Universitário Barão de Mauá - Ribeirão Preto (2013). Atuou como psicólogo aprimorando no Programa de Aprimoramento Multiprofissional em Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus (PAMHADM) da Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto (2013). Cursou o Ciclo Fundamental: fundamentos em Freud e Lacan no Centro Lacaniano de Investigação da Ansiedade (CLIN-a) - Ribeirão Preto (2011). Possui Bacharelado e Formação de Psicólogo pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) - Ribeirão Preto (2010). Atualmente cursa o Ciclo Avançado e integra o Núcleo de Pesquisa em Psicanálise com Crianças e Adolescentes (CIRANDA), ambos do Centro Lacaniano de Investigação da Ansiedade (CLIN-a) - Ribeirão Preto; é cartelizante pela Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) - São Paulo e; atende em consultório particular.

Érica Aparecida Rovani

Psicanalista. Psicóloga. Musicoterapeuta. Cursa o Ciclo Avançado e integra o Núcleo de Pesquisa em Psicanálise com Crianças e Adolescentes - CIRANDA, ambos do Centro Lacaniano de Investigação da Ansiedade - CLIN-a - RP. Concluiu o Aprimoramento do Programa de Aprimoramento Multiprofissional em Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto - Secretaria Municipal de Saúde (2011/2012). Graduação em Musicoterapia pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (2006) e Graduação em Psicologia pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (2009). Cursou o Ciclo Fundamental:Fundamentos em Freud e Lacan do Centro Lacaniano de Investigação da Ansiedade - CLIN-a - RP (2011). Trabalha na APAE Serrana. Atualmente atende em consultório particular.

Mariana Araújo Noce, Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP

É Bacharel em Psicologia e Psicóloga pela Universidade de São Paulo (1996). Possui Mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2003) e Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2008), ambos nas áreas de Avaliação Psicológica e Orientação Vocacional / Profissional. Atualmente é professora da Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (desde 2002), ministrando disciplinas e supervisionando estágios nas áreas de Orientação Vocacional / Profissional e Avaliação Psicológica. Também é Coordenadora do Curso de Psicologia da Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (desde 2011). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Orientação Vocacional Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: BBT - Teste de Fotos de Profissões, Orientação Vocacional / Profissional, Adolescentes e Avaliação Psicológica. Possui Especialização em Psicologia Analítica pelo Núcleo de Estudos Junguianos "Nise da Silveira" de Ribeirão Preto (2007), filiado ao IPAC - Instituto de Psicologia Analítica de Campinas.

Downloads

Publicado

2014-08-29

Como Citar

Matioli, M. R., Rovani, Érica A., & Noce, M. A. (2014). O Transtorno de Personalidade Borderline a partir da Visão de Psicólogas com Formação em Psicanálise. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 5(1), 50–57. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/2492

Edição

Seção

Artigos originais