O solitário anônimo adentra o cotidiano escolar [The solitário anônimo enters the school every day life]

Autores

  • Marcos Reigota Universidade de Sorocaba
  • Maurício Massari

Palavras-chave:

Atividades Cotidianas, Ecologia, Narrativa.

Resumo

O artigo discute a contribuição do filme " O Solitário Anônimo" de Débora Diniz à perspectiva ecologista de educação, que tem como ponto de partida o livro " As três ecologias" de Félix Guattari. O filme foi apresentado na disciplina inistrada no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade provocando discussões sobre o que se entende por autonomia, liberdade, direitos, vida, morte, performances, política e vida cotidiana. Os elementos que concretizam essa prática pedagógica são as narrativas escritas pelos matriculados na referida disciplina. O artigo procura relacionar, através do filme, a perspectiva ecologista de educação com a noção de produção de conhecimentos no/do/com o cotidiano de Nilda Alves com as práticas sociais e discursivas produtoras de sentido segundo Mary Jane Paris Spink e com a crítica cultural de Silviano Santiago.

 

ABSTRACT - This paper discusses the contribution of the film Solitário anônimo (Anonymous solitary), by Débora Diniz, to the ecological perspective on education, which has as its starting point the book "The three ecologies", by Félix Guattari. The film was exhibited during class in the subject of "Culture, environment and school every day life”, at the Graduate Program in Education at the University of Sorocaba, raising a debate on the definition of autonomy, freedom, rights, life, death, performances, politics and everyday life. One of the elements that embody this teaching practice is the narratives written by students enrolled in the related discipline. The paper seeks to relate, by means of the film, the ecologist perspective of education with Nilda Alves’s notion of the production of knowledge in / of / with the everyday life, with the social and discursive practices that produce meaning, according to Mary Jane Paris Spink, and the cultural criticism of Silviano Santiago.

Keywords:School Every Day Life; Ecology; Narratives.

 

Biografia do Autor

Marcos Reigota, Universidade de Sorocaba

Doutor pela Universidade Católica de Louvain. Pós-doutorado pela Universidade de Genebra. Pesquisador do Cnpq-nível 2. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.

Maurício Massari

Professor, Pesquisador do CNPq – Nível 2,  Universidade de Sorocaba, Sorocaba, SP – Brasil

Downloads

Publicado

2013-05-29

Como Citar

Reigota, M., & Massari, M. (2013). O solitário anônimo adentra o cotidiano escolar [The solitário anônimo enters the school every day life]. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 4(3), 29–36. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/2288

Edição

Seção

Pesquisa, Teoria e Metodologia