O uso de jogos teatrais como instrumentos de ensino de enfermagem em saúde mental [The use of theater games as teaching tools in mental health]

Autores

  • Carlos Renato Pinto Ferreira UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP
  • Carla Araujo Bastos Teixeira UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP
  • Emilene Reisdorfer UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP
  • Ana Carolina Guidorozzi Zanetti UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP
  • Edilaine Cristina da Silva Gherardi-Donato UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP

Palavras-chave:

Ensino, Saúde Mental, Jogos Teatrais.

Resumo

Objetivou-se descrever e analisar a experiência do uso de jogos teatrais, segundo o Fichário de Viola Spolin, no ensino de saúde mental. O estudo foi norteado através da abordagem qualitativa, realizado em uma turma de Enfermagem de uma Universidade do estado de São Paulo, com os 46 estudantes matriculados na disciplina Cuidado Integral em Saúde Mental II. As atividades desenvolvidas foram realizadas e descritas a partir de vivências individuais e coletivas em dois momentos distintos. A coleta dos dados ocorreu através de questionário semi-estruturado baseado no Fichário de Viola Spolin, além do registro de observadores não-participantes. Os relatos foram analisados a partir dos sentidos das palavras, com a utilização de suporte teórico para embasar os conteúdos das mesmas. Os relatos permitiram vislumbrar a potencialidade da intervenção dos jogos como complemento da formação do profissional, considerando o enfermeiro como um ser humano constituído por características físicas, psíquicas e sociais assim como os clientes aos quais recebem o cuidado.

ABSTRACT - The objective was to describe and analyze the experience of the use of theater games, according to Binder Viola Spolin, the teaching of mental health. The study was guided by a qualitative approach. The scenario was the class of Nursing of São Paulo state, with 46 students enrolled in the course Comprehensive Care in Mental Health II. The activities were carried out and described from individual and collective experiences at two different times. Data collection occurred through semi-structured questionnaire based on Binder, beyond the record of non-participating observers. The reports were analyzed from the senses of words, with the use of theoretical support to support the contents thereof. The reports provided valuable insights into the potential of the intervention of the games as a complement of professional training, considering the nurse as a human being consisting of physical, psychological and social as well as customers to whom they receive care.

Keywords: Teaching; Mental Health; Theater games.

 

Biografia do Autor

Carlos Renato Pinto Ferreira, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP

Fisioterapeuta. Mestre em Ciências pela EERP/USP.

Carla Araujo Bastos Teixeira, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP

Enfermeira. Especialista em Saúde Pública. Mestranda pela EERP/USP.

Emilene Reisdorfer, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP

Enfermeira.Doutoranda pela EERP/USP.

Ana Carolina Guidorozzi Zanetti, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP

Professora Doutora EERP/USP.

Edilaine Cristina da Silva Gherardi-Donato, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP

Professora Doutora EERP/USP.

Downloads

Publicado

2013-11-11

Como Citar

Pinto Ferreira, C. R., Teixeira, C. A. B., Reisdorfer, E., Guidorozzi Zanetti, A. C., & da Silva Gherardi-Donato, E. C. (2013). O uso de jogos teatrais como instrumentos de ensino de enfermagem em saúde mental [The use of theater games as teaching tools in mental health]. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 4(4), 30–37. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/2266

Edição

Seção

Artigos originais