“Crack, é possível vencer” ou é preciso compreender: observações a partir de campanhas publicitárias do governo federal [“Crack, it can be beaten” or it must understand: observations from advertising campaigns from the federal government]

Autores

  • Katerina Volcov Faculdade de Saúde Pública/ Universidade de São Paulo
  • Maria da Penha Vasconcellos Faculdade de Saúde Pública/Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Crack, Campanhas Públicas, Mídia, Saúde Pública.

Resumo

Este artigo teve como objetivo observar e analisar as campanhas publicitárias do programa “Crack, é possível vencer” do governo federal. O trabalho caracterizou-se por trazer à luz o que essas campanhas (não) informam, assim como questionar a relevância do investimento feito pelo governo federal brasileiro dado ao uso do crack, em vista dos problemas sociais e de saúde aos quais a população brasileira enfrenta na atualidade. Por meio da interdisciplinaridade entre as áreas da sociologia, dos pressupostos da comunicação e da saúde pública, observou-se que os spots publicitários não atendem ao objetivo de informar os seus respectivos públicos, assim como apresentam viéses que corroboram com a desinformação e o estigmas já presentes nas matérias veiculadas pela imprensa.

 

ABSTRACT - The objective of this article is to observe and analyze the public information campaigns of the Federal Government program: "Crack, it can be beaten". This study shines a light on what these campaigns inform (or don´t) as well as questioning the relevance of the Brazilian federal government investment in response to crack cocaine use, considering the social and health problems which the Brazilian population presently faces. Using an interdisciplinary approach, combining sociology, communication and public health, it becomes apparent that these campaigns don´t reach their objective to inform their target groups and actually help to create misinformation and stigma, already widespread in the press.

Keywords: Crack; Public Information Campaigns; Media; Public Health.

 

Biografia do Autor

Katerina Volcov, Faculdade de Saúde Pública/ Universidade de São Paulo


Doutoranda em Saúde Pública, Área de Concentração Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade, Mestre em Ciências na área de Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela UNIFESP (2011), com especialização em Yoga pela UniFMU (2008) e graduada em Comunicação Social (Relações Públicas) pela UNESP/Bauru (1998). Atualmente, é membro do Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Sociais em Saúde Pública (LIESP), colaboradora do NAU Consciência - USP (Núcleo de Antropologia Urbana - temática "Consciência) .

Maria da Penha Vasconcellos, Faculdade de Saúde Pública/Universidade de São Paulo

Psicóloga Social, Doutora em Saúde Pública
Profa. Associada dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Pública e Saúde Global e Sustentabilidade
Faculdade de Saúde Pública/Universidade de São Paulo
Pesquisadora do Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Sociais em Saúde Pública

Downloads

Publicado

2013-04-24

Como Citar

Volcov, K., & Vasconcellos, M. da P. (2013). “Crack, é possível vencer” ou é preciso compreender: observações a partir de campanhas publicitárias do governo federal [“Crack, it can be beaten” or it must understand: observations from advertising campaigns from the federal government]. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 4(2), 99–105. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/2245

Edição

Seção

Artigos originais