A etnografia e o trânsito das vulnerabilidades em territórios de resistências, registros, narrativas e reflexões a partir da Cracolândia [I Ethnography and vulnerabilities shifts in resistance territories: registers, narratives and thoughts from Cracolâ]

Autores

  • Selma Lima da Silva Universidade de São Paulo
  • Rubens Camargo Ferreira Adorno Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Etnografia, Vulnerabilidades, Resistências e usos de drogas.

Resumo

O artigo elabora uma reflexão a partir de registros etnográficos de pesquisas  realizadas em diferentes períodos,  na região conhecida como cracolândia, na zona central da cidade de São Paulo; sobre a intervenção do campo da saúde, como uma ação do Estado em relação a “marginalidade” dos corpos,  a restauração da saúde e a homogeneização do tema do “uso das drogas” como estratégia de controle social. O texto busca mostrar como a etnografia contribui para desvelar essas práticas de poder.

ABSTRACT - Based on ethnographic data gathered at a area in São Paulo known as "Cracolândia", during different periods, we propose a reflection about intervention at public health system, such as the State actions concerning the "marginality" of bodies, health restoration, and homogenization of the "drug use" theme as a social control strategy. Ethnography is presented as an essential method in order to highlight these practices of power.

Keywords: Ethnography; Vulnerability; Resistance; Drug Use.

 

Biografia do Autor

Selma Lima da Silva, Universidade de São Paulo

Sociologa, Mestre em Saúde Pública, Doutoranda em Saúde Pública USP.

Rubens Camargo Ferreira Adorno, Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

Antropologo, Doutor em Saúde Pública, Porfessor Associado III do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Downloads

Publicado

2013-04-24

Como Citar

da Silva, S. L., & Adorno, R. C. F. (2013). A etnografia e o trânsito das vulnerabilidades em territórios de resistências, registros, narrativas e reflexões a partir da Cracolândia [I Ethnography and vulnerabilities shifts in resistance territories: registers, narratives and thoughts from Cracolâ]. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 4(2), 21–31. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/2240

Edição

Seção

Pesquisa, Teoria e Metodologia