Processo ensino-aprendizagem em enfermagem no cuidado com o portador de lesões cutâneas: uma revisão integrativa

Autores

  • Lauriana Medeiros Costa Santos Escola de Enfermagem de Natal, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Rio Grande do Norte, Brasil.
  • Gilson Vasconcelos Torres Vasconcelos Torres Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Rio Grande do Norte, Brasil.
  • Vânia Marli Schubert Backes Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Santa Catarina, Brasil.
  • Jussara Gue Martini Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Santa Catarina, Brasil.
  • Cicera Maria Braz Da Silva Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Rio Grande do Norte, Brasil.
  • Edilma de Oliveira Costa de Oliveira Costa Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Rio Grande do Norte, Brasil.

Palavras-chave:

enfermagem, educação, cicatrização de feridas, cuidados de enfermagem.

Resumo

A revisão integrativa teve como objetivo analisar a produção científica relacionada ao processo ensino-aprendizagem no cuidado com o portador de lesões cutâneas na formação em enfermagem, publicada entre 1996 e 2012. Foram analisadas 10 publicações, sete pesquisas e três relatos de experiência. As pesquisas enfocavam o ensino de graduação, discutindo organização, conhecimento dos estudantes, sentimentos e percepções acerca da temática. Indicam que é necessário haver melhorias no planejamento, maiores oportunidades para integração entre teoria e prática, valorização do diálogo, qualificação docente e construção de metodologias ativas de aprendizagem. Os relatos de experiência apresentaram um ensino orientado por uma tendência progressista, colocando o estudante como um ser ativo e o professor como condutor do processo. Demonstraram a aplicação da sistematização da assistência de enfermagem como estrategia para desenvolver tanto a aprendizagem, quanto o cuidado integral. Houve destaque para as disciplinas Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem e Enfermagem Médico-Cirúrgica na abordagem deste conteúdo.

Biografia do Autor

Lauriana Medeiros Costa Santos, Escola de Enfermagem de Natal, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Rio Grande do Norte, Brasil.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutorando do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Escola de Enfermagem de Natal-UFRN. Membro do Grupo de Pesquisa Educação em Enfermagem e Saúde - EDEN.

 

Gilson Vasconcelos Torres Vasconcelos Torres, Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Rio Grande do Norte, Brasil.

Enfermeiro. Professor Titular do Departamento de Enfermagem e Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFRN. Coordenador da Base de pesquisa Incubadora de Procedimentos de Enfermagem.

Vânia Marli Schubert Backes, Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Santa Catarina, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem e Pós-Graduação em Enfermagem (PEN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora CNPq. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC. Lider do Grupo de Pesquisa em Educação em Enfermagem e Saúde – EDEN.

Jussara Gue Martini, Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Santa Catarina, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Educação. Docente do Departamento de Enfermagem e Pós-Graduação em Enfermagem (PEN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação em Enfermagem e Saúde – EDEN.

Cicera Maria Braz Da Silva, Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Rio Grande do Norte, Brasil.

Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva pela UERJ. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Edilma de Oliveira Costa de Oliveira Costa, Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Rio Grande do Norte, Brasil.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutorando do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Departamento de Enfermagem da UFRN.

Downloads

Publicado

2014-08-29

Como Citar

Santos, L. M. C., Torres, G. Vasconcelos T. V., Backes, V. M. S., Martini, J. G., Da Silva, C. M. B., & Costa, E. de O. C. de O. (2014). Processo ensino-aprendizagem em enfermagem no cuidado com o portador de lesões cutâneas: uma revisão integrativa. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 5(1), 01–06. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/2196

Edição

Seção

Metassínteses Qualitativas e Revisões Integrativas