Roda de Arte, Trabalho e Cultura: relato de uma experiência com índios Guarani

Autores

  • Carine Vendruscolo Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Letícia de Lima Trindade Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Caroline Camilo Grisa Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Rita Maria Trindade Rebonatto Oltramari Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Silvana Zanotelli Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Palavras-chave:

Saúde Indígena, Trabalho, Cultura, Ensino, Enfermagem em Saúde Comunitária.

Resumo

O presente relato apresenta potencialidades e desafios de uma prática de extensão realizada pelo Curso de Enfermagem na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), que objetiva provocar o diálogo e aproximação entre Universidade e populações indígenas de um município na Região Oeste de Santa Catarina. Este foi desenvolvido junto a adolescestes e adultos jovens de uma aldeia indígena. As práticas incluíram oficinas sobre arte, qualificação profissional, educação e saúde, com base nas necessidades desses sujeitos e sua cultura. A atividade contou com a participação de docentes e discentes dos Cursos de Enfermagem e de Zootecnia da UDESC, oportunizando o intercâmbio de conhecimentos e práticas, bem como reflexões acerca dessas populações, sua condição de vida e saúde. As ações, desenvolvidas a partir de “Rodas de Conversa”, apoiaram-se na proposta dos “Círculos de Cultura” de Paulo Freire e contribuíram para a promoção da saúde e cidadania, para a qualificação profissional desses sujeitos, bem como para a valorização da cultura indígena, considerada um patrimônio social. Nos seis encontros realizados ao longo do ano de 2012, foram problematizados os temas: cultura, sexualidade, abuso de álcool e drogas e apicultura. A experiência revelou obstáculos como a distância geográfica e dificuldade de acesso às terras indígenas, desafios para efetivação de práticas dialógicas, grande aceitabilidade da comunidade Guarani e a necessidade de aproximação entre culturas distintas, bem como potencialidades diversas de propostas dessa natureza para promoção da saúde indígena.

Biografia do Autor

Carine Vendruscolo, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

  1. Enfermeira, Docente da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), membro dos grupos de pesquisa EDEN da UFSC e Grupo de Pesquisa sobre Saúde e Trabalho (GESTRA) da UDESC.

Letícia de Lima Trindade, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

  1. Enfermeira, Docente da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), membro do Grupo Práxis da UFSC e líder do Grupo de Pesquisa sobre Saúde e Trabalho (GESTRA) da UDESC.

Caroline Camilo Grisa, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Estudante do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Rita Maria Trindade Rebonatto Oltramari, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Enfermeira. Mestre em Ciências Ambientais, docente da UDESC.

Downloads

Publicado

2014-08-29

Como Citar

Vendruscolo, C., de Lima Trindade, L., Camilo Grisa, C., Trindade Rebonatto Oltramari, R. M., & Zanotelli, S. (2014). Roda de Arte, Trabalho e Cultura: relato de uma experiência com índios Guarani. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 5(1), 81–90. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/1943

Edição

Seção

Experiências Transformadoras