Tecnologia social e prática educativa sobre osteoporose para um grupo de agentes promotores de saúde segundo a abordagem dialógica [Social and educational technology practice on osteoporosis to health promoters dialogic]

Autores

  • Ana Karoline Aguiar Preslei Residente de Nutrição/ Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Thaize Maria Silva Lima Residente de Nutrição/ Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Ricardo Gonçalves Martins Acadêmico de Medicina/Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Celsa da Silva Moura Souza Docente do Departamento de Saúde Coletiva na Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Rosana Pimentel Correia Moysés Docente do Departamento de Saúde Coletiva na Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Rodrigo Tobias de Souza Lima Docente do Departamento de Saúde Coletiva na Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Palavras-chave:

Osteoporose, Educação em saúde, Educadores de Saúde, Tecnologia Educacional

Resumo

O envelhecimento também ocorre nos países de economia emergentes, não sendo exclusivo dos países desenvolvidos. Com isso a osteoporose se tornou uma questão de saúde pública, sendo considerada uma das doenças crônicas mais comuns. Sendo indispensável que a atenção primária esteja preparada para acolher essa demanda. Nesse contexto, graduandos em medicina e residentes multiprofissionais, por intermédio do Programa Saúde e Cidadania da Universidade Federal do Amazonas, observaram o pouco conhecimento das mulheres e realizaram a prática educativa para Agentes Promotores de Saúde da cidade. Descrever a experiência da equipe no desenvolvimento de uma proposta dialógica, para capacitação e demonstrar a importância em desenvolver efetivamente na atenção primária práticas educativas em saúde. Abordagem qualitativa de investigação, utilizando a pesquisa-ação para o levantamento do tema e planejamento da prática, pautados no diálogo e na participação da comunidade ao lado do compromisso intelectual apontando para a transformação social. Como instrumento para levantar dados foi utilizado PCATool Brasil – versão adulto, onde a população-alvo foram mulheres em idade fértil do município de Itapiranga/AM. Questionamos o conhecimento sobre osteoporose e classificamos em 3 tipos. Diante dessa realidade, abordamos o tema “O que é osteoporose?”, através do jogo educativo. Este trabalho reafirma a importância em desenvolver efetivamente na atenção primária práticas educativas em saúde, a fim de levar conhecimento à população e tendo como resultado a qualidade de vida e a prevenção.

 

ABSTRACT - Aging also occurs in countries with emerging economy and is not exclusive to developed countries. With that osteoporosis has become a public health issue, and is considered one of the most common chronic diseases. Is essential that primary care is prepared to accommodate this demand. In this context, residents and medical students in multidisciplinary, through the Health and Citizenship Program of the Federal University of Amazonas, observed the little knowledge of women and conducted educational practice for agents Health Promoters city. To describe the team's experience in developing a proposal for dialogue, for training and demonstrate the importance to develop effectively in primary health education. Qualitative research approach, using action research to survey the topic and planning practice, based on dialogue and community participation alongside pointing intellectual commitment to social transformation. As an instrument for collecting data was used PCATool Brazil - adult version, where the target population were women of childbearing age in the municipality of Itapiranga / AM. We question the knowledge about osteoporosis and classified into 3 types. Given this reality, we address the topic "What is osteoporosis?" Through the educational game. This study reaffirms the importance to develop effectively in primary health education in order to bring knowledge to the population and resulting quality of life and prevention.

Keywords: Osteoporosis; Health Education; Health Educators; Educational Technology.

 

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Publicado

2012-10-22

Como Citar

Preslei, A. K. A., Lima, T. M. S., Martins, R. G., Souza, C. da S. M., Moysés, R. P. C., & Lima, R. T. de S. (2012). Tecnologia social e prática educativa sobre osteoporose para um grupo de agentes promotores de saúde segundo a abordagem dialógica [Social and educational technology practice on osteoporosis to health promoters dialogic]. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 3(4), 25–30. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/1851

Edição

Seção

Artigos originais