A merenda chegou! Uma estratégia inovadora na produção e distribuição de merenda escolar em uma realidade ribeirinha amazônica [The meals arrived! An innovative strategy in the production and distribution of school meals in a riparian amazonian reality]
Palavras-chave:
Tecnologia em Saúde, Alimentação Escolar, Produção de AlimentosResumo
Políticas públicas que assegurem a alimentação escolar de qualidade são importantes principalmente dentro das peculiaridades da região amazônica. O objetivo de este artigo descrever o processo de acompanhamento da produção, armazenamento e distribuição da merenda escolar em comunidades ribeirinhas do município de Silves – AM, que construiu um modelo de produção e distribuição da merenda escolar singular, mobilizando toda a comunidade. Esta metodologia inovadora aumentou o acesso à alimentação escolar do município e se caracteriza como tecnologia social. Para o entendimento deste processo foram realizadas conversas informais com a coordenadora da cozinha e as merendeiras, com enfoque na história da merenda escolar do município e nas percepções sobre sua produção, também foi acompanhado todo processo de trabalho. As falas demonstraram a mentalidade idealizadora dos gestores e o reconhecimento da importância desse trabalho pelas merendeiras e pela coordenadora da cozinha. Identificou-se o cuidado com o armazenamento e higiene dos alimentos, a dedicação das merendeiras, a importância desta alimentação para as crianças na escola e a mobilização da comunidade. Dentro de uma comunidade que sofre com carências nutricionais e econômicas, a merenda talvez seja um dos fatores que reduzam a evasão escolar, sendo uma proposta a ser seguida por outros municípios ribeirinhos amazônicos.
ABSTRACT - Public policies that assure the quality of school meals are especially important within the peculiarities of the Amazon region. The purpose of this article to describe the process of monitoring the production, storage and distribution of school meals in riverside communities in the municipality of Silves - AM, who built a model of production and distribution of school meals singular, mobilizing the entire community. This innovative methodology increased access to school meals and the city is characterized as social technology. To understand this process were conducted informal conversations with the coordinator of the kitchen and the cooks, focusing on the history of the county school lunches and perceptions about its production, was also monitored throughout the labor process. The statements showed the mindset of managers creator and recognition of the importance of this work by the cooks and the kitchen coordinator. Identified himself with the care and storage of food hygiene, the dedication of the cooks, the importance of feeding children in school and community mobilization. Within a community that suffers from nutritional deficiencies and economic, the snack is perhaps one of the factors that reduce truancy, being a proposal to be followed by other municipalities bordering the Amazon.
Keywords: Health Technology; School Feeding; Food Production
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