Promoção à saúde do idoso através de grupo educativo, uma experiência na atenção básica de saúde. Promoting the health of the elderly through group educational experience in a basic health care.

Autores

  • Cleber Mossini Prefeitura municipal de Brusque, SC, Brasil
  • Alexandra Crispim Boing Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

saúde do idoso, atenção básica, estratégia saúde da família

Resumo

Objetivou-se construir e implementar atividades de educação em saúde visando à promoção da saúde através de grupo educativo para pessoas idosas vinculadas a uma Unidade Local de Saúde no município de Brusque. Trata-se de um estudo de prática assistencial que consistiu no desenvolvimento de uma proposta de intervenção na prática, a partir do estabelecimento de um grupo operativo comunitário, do tipo aberto e homogêneo, realizado com uma amostra de idosos da comunidade e em parceria com um grupo comunitário já existente de idosos. Para coleta dos dados utilizou-se a técnica de Diário de Campo e a análise das atividades foram de forma qualitativa e subjetiva às experiências vivenciadas do ponto de vista de um enfermeiro da Estratégia Saúde da Família, investido como coordenador do grupo. Foram quatro encontros que permitiram conhecer e refletir as ameaças, fragilidades, fortalezas e oportunidades que implicam no desenvolvimento de um grupo de educação popular. Deste modo, as reuniões fomentaram a reflexão e troca de saberes, autocuidado e corresponsabilização sobre a saúde dos participantes e evidenciou-se a necessidade da implementação cada vez mais frequente de atividades de promoção a saúde através de educação em saúde com grupos operativos na Atenção Básica de Saúde, estimulando um estilo de vida saudável.

Biografia do Autor

Cleber Mossini, Prefeitura municipal de Brusque, SC, Brasil

Enfermeiro da Estratégia Saúde da Família,

Alexandra Crispim Boing, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora substituta

Doutoranda

Universidade Federal de Santa Catarina

Downloads

Publicado

2016-05-02

Como Citar

Mossini, C., & Boing, A. C. (2016). Promoção à saúde do idoso através de grupo educativo, uma experiência na atenção básica de saúde. Promoting the health of the elderly through group educational experience in a basic health care. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 6(1), 143–155. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/1824

Edição

Seção

Experiências Transformadoras