Tecnologias sociais na inserção do aluno técnico em enfermagem na assistência domiciliária ao idoso [Social technologies in the insertion of student nursing technician in home care to elderly]

Autores

  • Sueli Alves Castanha Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)-Natal-RN.Travessa macaé, 287, Potengi - CEP: 59110-185 - Natal/RN
  • Virginia Simonato Aguiar Faculdade de Excelência Educacinal do Rio Grande do Norte - FATERN. Rua Drº Hermani Gomes,90, Capim Macio - CEP: 59082-270 - Natal/RN
  • Rejane Millions Viana Menezes Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Campus Universitário, Departamento de enfermagem, Lagoa Nova - CEP: 59078-970 - NataL/RN
  • Isabelle Teixeira Campos de Carvalho Hospital Natal Center. Av. Afonso Pena, 754, Tirol - CEP: 59020-100 - Natal/RN
  • Heloisa Cirelli Dantas de Souza Hospital Natal Center. Av. Afonso Pena, 754, Tirol - CEP: 59020-100 - Natal/RN

Palavras-chave:

Saúde da Família, Idoso, Visita Domiciliar

Resumo

Apresentar um modelo de assistência domiciliária ao idoso, realizado por professor e alunos do técnico em enfermagem, do Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC Natal-RN durante as aulas práticas do componente Saúde Coletiva. Método: as atividades foram desenvolvidas em novembro de 2010, em uma Unidade Básica Saúde da Família (UBSF), da cidade do Natal-RN. Os alunos desenvolveram ações de saúde como proposta de atividade da disciplina. Foram construídos genograma e ecomapa de uma família, através dos dados coletados em Visita Domiciliária (VD), sendo aplicada a Escala de Depressão Geriátrica de Yesavage, reduzida na versão GDS-15. Resultados: a observação das falas durante a entrevista, a análise de genograma e ecomapa forneceram pistas sobre a forma como as famílias vivenciam o envelhecimento de seus membros, além de apontar um crescente isolamento social por parte da idosa. O resultado da Escala de GDS-15 apresentou um escore de nove pontos, indicativo de depressão. Conclusão: a depressão percebida neste caso pode estar associada à capacidade funcional reduzida, crescente perda da autonomia e isolamento social. A realidade de carência afetiva comum na pessoa idosa nos faz perceber o quanto à equipe da UBSF pode atuar em seu território, indo além das ações de promoção de saúde e terapêutica, ampliando para as relações interpessoais. O espaço para construção destas relações durante a VD favorece a formação de um ambiente de acolhimento, fortalecendo elos de interação, contribuindo na socialização da pessoa idosa, refletindo de forma positiva na qualidade de vida.

 

ABSTRACT - Goal: to present a model of home care to elderly, performed by teacher and technician students in nursing, Senac Natal-RN during the practice sessions of Collective Health component. Method: the activities were carried out in November 2010, in a basic unit Family Health (UBSF), the city of Natal-RN. Students developed health actions as proposal for activity of discipline. Were built genogram and ecomapa of a family, through the data collected in home visit (VD), being applied the Yesavage Geriatric Depression scale of, reduced GDS-15 version. Results: the observation of speeches during the interview, analysis of genogram and ecomapa provided clues about how families experience the ageing of its members, in addition to point an increasing social isolation of the elderly. The result of the scale of GDS-15 featured a scoring nine points, indicative of depression. Conclusion: the perceived depression in this case might be associated with reduced functional capacity, increasing loss of autonomy and social isolation. The reality of common affective in elder grace makes us realize how much the team of UBSF can act in its territory, going beyond the actions of therapeutic and health promotion, extending to interpersonal relations. The space for building these relationships during the VD favors the formation of a host environment, strengthening linkages of interaction, contributing in the socialization of the older person, reflecting positively on the quality of life.

Keywords: Family Health; Aged; Home Visit.

Biografia do Autor

Sueli Alves Castanha, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)-Natal-RN.Travessa macaé, 287, Potengi - CEP: 59110-185 - Natal/RN

Especialista em saúde da família e Saúde Coletiva, Docente e coordenadora de estágio do curso técnico em enfermagem SENAC, Natal-RN.

Virginia Simonato Aguiar, Faculdade de Excelência Educacinal do Rio Grande do Norte - FATERN. Rua Drº Hermani Gomes,90, Capim Macio - CEP: 59082-270 - Natal/RN

Especialista em Docência em Saúde, Docente do curso de enfermagem - FATERN, Natal-RN

Rejane Millions Viana Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Campus Universitário, Departamento de enfermagem, Lagoa Nova - CEP: 59078-970 - NataL/RN

Doutora em saúde Coletiva. Docente do Curso de graduação e Pós-graduação em enfermagem UFRN.

Isabelle Teixeira Campos de Carvalho, Hospital Natal Center. Av. Afonso Pena, 754, Tirol - CEP: 59020-100 - Natal/RN

Graduada em enfermagem, enfermeira do Pronto-atendimento do Hospital Natal Center, Natal-RN

Heloisa Cirelli Dantas de Souza, Hospital Natal Center. Av. Afonso Pena, 754, Tirol - CEP: 59020-100 - Natal/RN

Graduada em enfermagem, enfermeira do setor de internação do Hospital Natal Center, Natal-RN

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Publicado

2012-09-18

Como Citar

Alves Castanha, S., Simonato Aguiar, V., Millions Viana Menezes, R., Teixeira Campos de Carvalho, I., & Dantas de Souza, H. C. (2012). Tecnologias sociais na inserção do aluno técnico em enfermagem na assistência domiciliária ao idoso [Social technologies in the insertion of student nursing technician in home care to elderly]. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 3(4), 31–36. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/1560

Edição

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Artigos originais