Da academia à realidade: uma reflexão acerca da prática do exame físico nos serviços de saúde [From academy to reality: a reflection on the practice of physical examination in health of services]
Palavras-chave:
Cuidados de enfermagem, Educação em enfermagem, Exame físico, Relações enfermeiro-paciente.Resumo
Este estudo tem por objetivo refletir sobre a importância da realização do exame físico pelo enfermeiro, identificando possíveis dificuldades que podem distanciá-lo dessa prática. O exame físico é uma das etapas do Processo de Enfermagem e configura-se como técnica relevante, necessária à detecção de estados patológicos, à prevenção de agravos, ao acompanhamento da evolução clínica e ao planejamento de estratégias de cuidados. Sua não realização pode estar atrelada à precarização do trabalho, a falhas no processo formativo dos componentes da equipe de enfermagem, à organização das suas rotinas de trabalho ou mesmo a dificuldades de ordem operacional na gerência do serviço. É, portanto, necessário que a equipe de enfermagem desenvolva ações de saúde com habilidade, competência científica e ético-política, a fim de superar os entraves que impedem o fornecimento de um cuidado integral, de modo a atender às expectativas do usuário/família e alcançar uma melhor qualidade assistencial.
ABSTRACT - This study aims to reflect on the importance of physical examination by the nurse, identifying possible difficulties that may distance him from this practice. The physical examination is one of the steps of Nursing Process and configures itself as relevant technique, necessary for the detection of pathologic states, prevention of diseases, monitoring the development and planning of clinical care strategies. Not performing it can be tied to the precariousness of work, the failures of the formation process of the members of nursing staff, the organization of their work routines or even the operational difficulties in service management. It is, therefore, necessary that nursing staff develop health actions with skill, scientific and ethical-political competence in order to overcome the barriers that prevent the provision of a comprehensive care, in order to meet the expectations of the user/family and achieve a better quality in health assistance.
Keyword: Nursing Care; Education Nursing; Physical Examination; Nursing-patient relations.
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