Da academia à realidade: uma reflexão acerca da prática do exame físico nos serviços de saúde [From academy to reality: a reflection on the practice of physical examination in health of services]

Autores

  • Dulcian Medeiros de Azevedo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Isabelle Campos de Azevedo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Cristyanne Samara Miranda de Holanda Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Quintila Garcia Santos Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Luana Dantas Vale Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Alexandra do Nascimento Cassiano Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Cuidados de enfermagem, Educação em enfermagem, Exame físico, Relações enfermeiro-paciente.

Resumo

Este estudo tem por objetivo refletir sobre a importância da realização do exame físico pelo enfermeiro, identificando possíveis dificuldades que podem distanciá-lo dessa prática. O exame físico é uma das etapas do Processo de Enfermagem e configura-se como técnica relevante, necessária à detecção de estados patológicos, à prevenção de agravos, ao acompanhamento da evolução clínica e ao planejamento de estratégias de cuidados. Sua não realização pode estar atrelada à precarização do trabalho, a falhas no processo formativo dos componentes da equipe de enfermagem, à organização das suas rotinas de trabalho ou mesmo a dificuldades de ordem operacional na gerência do serviço. É, portanto, necessário que a equipe de enfermagem desenvolva ações de saúde com habilidade, competência científica e ético-política, a fim de superar os entraves que impedem o fornecimento de um cuidado integral, de modo a atender às expectativas do usuário/família e alcançar uma melhor qualidade assistencial.

ABSTRACT - This study aims to reflect on the importance of physical examination by the nurse, identifying possible difficulties that may distance him from this practice. The physical examination is one of the steps of Nursing Process and configures itself as relevant technique, necessary for the detection of pathologic states, prevention of diseases, monitoring the development and planning of clinical care strategies. Not performing it can be tied to the precariousness of work, the failures of the formation process of the members of nursing staff, the organization of their work routines or even the operational difficulties in service management. It is, therefore, necessary that nursing staff develop health actions with skill, scientific and ethical-political competence in order to overcome the barriers that prevent the provision of a comprehensive care, in order to meet the expectations of the user/family and achieve a better quality in health assistance.

Keyword: Nursing Care; Education Nursing; Physical Examination; Nursing-patient relations.

 

Biografia do Autor

Dulcian Medeiros de Azevedo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Enfermeiro. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio grande do Norte (UERN), Campus Caicó. Mestre em Enfermagem (PGENF-UFRN).

Isabelle Campos de Azevedo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Caicó/RN.

Cristyanne Samara Miranda de Holanda, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio grande do Norte (UERN), Campus Caicó. Mestre em Enfermagem (PGENF-UFRN).

Quintila Garcia Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Caicó/RN.

Luana Dantas Vale, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Caicó/RN.

Alexandra do Nascimento Cassiano, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Caicó/RN.

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Publicado

2013-10-16

Como Citar

Azevedo, D. M. de, de Azevedo, I. C., de Holanda, C. S. M., Santos, Q. G., Vale, L. D., & Cassiano, A. do N. (2013). Da academia à realidade: uma reflexão acerca da prática do exame físico nos serviços de saúde [From academy to reality: a reflection on the practice of physical examination in health of services]. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 4(4), 106–110. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/1550

Edição

Seção

Experiências Transformadoras