LEMME-X: an agile approach applied in the creation of personas, sales funnel and customer journey in the company MAKING

Autores

  • Julio Monteiro Teixeira UFSC
  • Giuliano Vieira Benedet UFSC
  • Jefferson Lewis Velasco UNISUL

Palavras-chave:

Agile approach, Personas, Sales Funnel, Digital Marketing.

Resumo

This article deals with the application of an agile approach in the creation of personas, sales funnel and customer journey focusing on the digital marketing strategies used at LEMME group consulting in partnership with Sebrae/SC. The selected case is the Making company. The methodological procedure - called LEMME-X - consists of four consulting stages: Diagnosis, Benchmarking, Digital Marketing Plan and Next Steps. The method used allowed for optimization in the analysis time, greater depth in the relevant items analysis for solution proposal and more security for decision making.

Biografia do Autor

Julio Monteiro Teixeira, UFSC

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desenvolveu parte da sua pesquisa por meio de Doutorado Sanduíche na University of Wuppertal (Alemanha) no departamento de Industrial Design. É Mestre em Gestão de Design pela UFSC (2011) e possui graduação em Design pela UDESC (2005) . Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) onde atua como professor no Curso de Design e no Programa de Pós-Graduação em Design e como Líder do Grupo de Pesquisa: LEMME - Gestão Visual e Inovação Digital. Já atuou como professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) na UNIVALI e como Professor e orientador convidado em diferentes cursos de especialização e MBAs do país. Também atuou como Diretor de Marketing e Design na Tekoa - Informação e Conectividade e como consultor na área de Gestão, Marketing Digital e Design Estratégico. Tem experiência profissional e acadêmica em abordagens relacionadas à: Branding; Gestão de Projetos; Marketing Digital; Ergonomia; e Metodologia. É autor do livro: Gestão Visual de Projetos: utilizando a informação para inovar (2018 - Editora Alta Books) Site Pessoal: www.juliomontex.com.br Site Grupo de Pesquisa (LemmeLab): https://lemme.ufsc.br/

Giuliano Vieira Benedet, UFSC

Graduado em Arquitetura e Urbanismo e Mestrando em Design pela Universidade Federal de Santa catarina, Especialista em Ilustração pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua desde 1997 como ilustrador, e tem ampla experiência profissional e acadêmica nas áreas de EaD, publicidade e materiais didáticos. Faz parte do grupo pesquisa LEMME - Laboratório de Gestão Visual e Inovação Digital do Design UFSC.

Jefferson Lewis Velasco, UNISUL

Graduado em Relações Internacionais pela Universidade do Sul de Santa Catarina, trabalha desde 2010 no Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina como analista de negócios atuando em projetos de tecnologia da informação, mais recententemente coordenando a equipe da Autoridade de Registro CIASC na área de certificação digital. Faz parte do grupo pesquisa LEMME - Laboratório de Gestão Visual e Inovação Digital do Design UFSC.

Referências

CINTELL. Understanding B2B Buyers: The 2016 Benchmark Study. Boston: E-book, 2016.

EHRENBERG, Karla; DE SOUZA, Rogério Furlan. Comunicação mercadológica em mídias digitais e o consumidor/internauta. Acta Científica, v. 21, n. 2, p. 33-44, 2012.

GARRETT, Jesse James. The elements of user experience: user-centered design for the web and beyond. Pearson Education, 2011.GODIN, Seth; DAVIDSON, Richard M. Permission marketing. Rota Yayınları, 2001.

FERREIRA, Bruna; CONTE, Tayana; DINIZ, Simone Junqueira Barbosa. Eliciting Requirements using Personas and Empathy Map to Enhance the User Experience. In: Software Engineering (SBES), 2015 29th Brazilian Symposium on. IEEE, 2015. p. 80-89.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social (1999). São Paulo: Editora Atlas, 2015.

HIGHSMITH, Jim. Agile project management: creating innovative products. Pearson education, 2009.

HIGHSMITH, Jim; COCKBURN, Alistair. Agile software development: The business of innovation. Computer, v. 34, n. 9, p. 120-127, 2001.

KELLY, Simon; JOHNSTON, Paul; DANHEISER, Stacey. Your buyer’s journey: Developing a consistent message. In: Value-ology. Palgrave Macmillan, Cham, 2017. p. 107-119.

LEE, Kevan. Marketing Personas: The Complete Beginner's Guide. 2015.

LEROUGE, Cynthia et al. User profiles and personas in the design and development of consumer health technologies. International journal of medical informatics, v. 82, n. 11, p. e251-e268, 2013.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2004.

OPREANA, Alin; VINEREAN, Simona. A new development in online marketing: Introducing digital inbound marketing. Expert Journal of Marketing, v. 3, n. 1, 2015.

OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Business model generation: inovação em modelos de negócios. Alta Books Editora, 2013.

OSTERWALDER, Alexander; BERNARDA, Greg; PIGNEUR, Yves. Criar Propostas de Valor: Como criar produtos e serviços que os clientes querem. Dom Quixote, 2015.

PALFFY, Georgina (Ed.). How Business Works: A Graphic Guide to Business Success. London: Dorling Kinderley Limited, 2015. 354 p.

PATRUTIU-BALTES, Loredana. Inbound Marketing-the most important digital marketing strategy. Bulletin of the Transilvania University of Brasov. Economic Sciences. Series V, v. 9, n. 2, 2016.

ROQUE, Susana Raquel Cardoso. Plano de marketing digital-Induflex. 2017. Tese de Doutorado.

TEIXEIRA, Julio Monteiro; BENEDET, Giuliano Vieira; DOS SANTOS HOPPE, Anna Paula. Um passo-a-passo para transformar pesquisa informacional e personas em requisitos de projeto. e-Revista LOGO, v. 4, n. 2, p. 1-16, 2015.

TEIXEIRA, Julio Monteiro. Gestão visual de projetos: utilizando a informação para inovar. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018. 208 p.

WERNKE, Débora V. et al. Ensaio de modelo para promover o fluxo ágil em consultorias de Design de Interfaces. Anais do 9º Cidi e 9º Congic, Belo Horizonte, v. 6, n. 4, p.404-417, nov. 2019.

Downloads

Publicado

2020-04-30

Edição

Seção

Artigos