Estudo comparativo de avaliadores automáticos de acessibilidade web na avaliação formativa

Autores

  • Jefferson Ferreira Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Bruno Santana da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-7689-8000

Palavras-chave:

avaliação formativa, acessibilidade, wcag, emag

Resumo

Avaliação de acessibilidade é uma importante atividade no processo de design digital. Apesar de existirem softwares que realizam automaticamente a avaliação de acessibilidade web, pouco se investigou sobre os resultados apresentados por estes avaliadores automáticos, em particular considerando a avaliação formativa. Este trabalho apresenta um estudo que compara os resultados apresentados por oito avaliadores automáticos que são extensão de navegadores. Analisou-se a quantidade total de problemas reportados, bem como sua estratificação por tipo (erros e avisos), princípios e critérios violados, página e local de ocorrência dentro da página. Os resultados encontrados demonstram que cada avaliador se destaca em aspectos diferentes, sendo relevante a utilização de mais de um deles para uma cobertura mais ampla em diferentes aspectos. Os três avaliadores mais promissores foram AInspector, Accessibility Checker e Code Sniffer.

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Publicado

2019-12-30

Edição

Seção

Artigos