DNA de marca: Um estudo prático do processo de identiicação

Autores

  • Luiz Salomão Ribas Gomez Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0001-8205-9548
  • Heloísa de Assunção UFSC
  • Paulo Fernando Cromo dos Reis UFSC
  • Walter Flores Stodieck UFSC

Palavras-chave:

Branding, Design, Marca, BrandDNA, DNA, Posicionamento.

Resumo

No mercado existem dois tipos de marcas, as sem emoção e as marcas

emocionais. A diferença entre elas está na forma como cada uma se

comunica com as pessoas. A primeira cria uma identidade empresarial

“imposta” enquanto a segunda cria um relacionamento único com o seu

cliente, envolto em mistério, sensualidade e intimidade. Este relacionamento

deve ser construído desde a concepção da marca, no seu DNA.

O DNA de uma marca é, assim como nos seres vivos, o que diferenciará

uma marca de outra, formado por diversas características próprias que

ao se ligarem, formam um conceito único e diferencial, de onde serão

construídas todas as estratégias e posicionamento da mesma. Este tem

como objetivo estudar o Brand DNA Process, processo que serve para

validar uma marca dentro de um processo co-criativo entre designers e

empresas, dentro de dois casos práticos de aplicação do processo, mostrando

os resultados obtidos e comentando os mesmos.

Referências

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Publicado

2018-12-29

Edição

Seção

Artigos