DNA de marca: Um estudo prático do processo de identiicação

Luiz Salomão Ribas Gomez, Heloísa de Assunção, Paulo Fernando Cromo dos Reis, Walter Flores Stodieck

Resumo


No mercado existem dois tipos de marcas, as sem emoção e as marcas

emocionais. A diferença entre elas está na forma como cada uma se

comunica com as pessoas. A primeira cria uma identidade empresarial

“imposta” enquanto a segunda cria um relacionamento único com o seu

cliente, envolto em mistério, sensualidade e intimidade. Este relacionamento

deve ser construído desde a concepção da marca, no seu DNA.

O DNA de uma marca é, assim como nos seres vivos, o que diferenciará

uma marca de outra, formado por diversas características próprias que

ao se ligarem, formam um conceito único e diferencial, de onde serão

construídas todas as estratégias e posicionamento da mesma. Este tem

como objetivo estudar o Brand DNA Process, processo que serve para

validar uma marca dentro de um processo co-criativo entre designers e

empresas, dentro de dois casos práticos de aplicação do processo, mostrando

os resultados obtidos e comentando os mesmos.


Palavras-chave


Branding; Design; Marca; BrandDNA; DNA; Posicionamento.

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Referências


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