O Branding Em Tempos De Cross- media: Um Olhar Do Design Gráico

Autores

  • Patricia Ceccato Universidade Federal de Santa Catarina
  • Daniela de Aquino Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luiz Salomão Ribas Gomez Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0001-8205-9548

Palavras-chave:

Branding, Cross-mídia, Design gráico.

Resumo

O presente artigo expõe a importância de se explorarem diferentes

mídias, inclusive a internet, com suas redes sociais, na gestão de marcas

– ou branding -, visando estabelecer uma relação de interatividade

entre empresa e consumidor, permitindo a participação deste último

na tomada de decisões da marca. O objetivo é mostrar com o design

gráico deve atuar nessa realidade de cross-mídia, visando manter a unidade

visual da marca nos diferentes veículos de comunicação para não

enfraquecer sua mensagem emocional. A metodologia empregada para

o desenvolvimento deste artigo foi a pesquisa bibliográica, que resultou

numa análise descritiva e interpretativa dos dados teóricos coletados.

Branding, atualmente inserido na realidade da cross-mídia, deve ser feito

pelo marketing, publicidade e design em conjunto, com a colaboração

com consumidores, o que pode ser providenciado pelas redes sociais.

É época de fazer parte da vida do consumidor, e o deixar participar da

vida da marca.

Referências

ALDRICH, Douglas F. Dominando o Mercado Digital. São Paulo:

Makron Books, 2000.

AMARO, Manoela. Citada em Intimidade e Individualidade: Internet

Oferece um Algo a Mais Quando se Trata de Planejar Branding.

Reportagem publicada na revista “Conexão: Microsoft Advertising†edição

n° 45; Novembro/dezembro de 2009.

BOUMANS, J. Crossmedia - e- content report 8. ACTeN - Anticipating

Content Technology Needs, 2004.

CHEVALLIER, Michael; MAZZALOVO, Gérald. Pró Logo: Marcas como

Fator de Progresso. São Paulo: Panda Books, 2007.

DIMANTAS, Hernani. Marketing Hacker: A Revolução dos Mercados.

Rio de Janeiro: Garamond, 2003.

FILGUEIRAS, Lucia L. V.; CORREA, Danilo O.; NETO, João S. O.; FACIS,

Renato P. X- Gov Planning: How to Apply Cross Media to Government

Services. Proceedings of the Second International Conference on Digital

Society, p.140- 145, February 10- 15, 2008.

FRASÃO, Angelo N. Midialização: O Poder da Mídia. São Paulo: Nobel,

GOBÉ, Marc. BrandJam: O Design Emocional na Humanização das

Marcas. Tradução Maria C. De Biase. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.

GOMEZ, Luiz S. R.; OLHATS, Magali; FLORIANO, Juliana. Fashion’s

Brand DNA: The Process. International Conference Global Fashion:

Creative and Innovative Contexts. Porto, 2010.

HEALEY, Matthew. O Que é Branding? Tradução Jorge Pinheiro. Barcelona:

Gustavo Gili, 2009.

HONORATO, Gilson. Conhecendo o Marketing. Barueri: Manole,

KELLEY, Larry D.; JUGENHEIMER, Donald W. Uma Visão de Mídia

para Gestores de Marcas. Tradução Dinah A. Azevedo. São Paulo: Nobel,

KOTLER, Philip. Marketing 3.0: As Forças que estão DeCinindo o

Novo Marketing centrado no Ser Humano. Rio de Janeiro: Elsevier,

KULPAS, S. Muita Gente, Pouca Grana: O Futuro ainda é Incerto

para os Sites Sociais como Fonte de Receita Publicitária. Revista

Meio Digital. São Paulo: M&M, n.5, p. 52- 58, Maio/junho de 2008.

LEMOS, André; PALÃCIOS, Marcos. As Janelas do Ciberespaço. Porto

Alegre: Sulina. 2001.

LIA, Svein Haakon. Entre no Mundo Cross- media do Design. Computer

arts brasil. São Paulo: Europa, edição 28, p. 42- 46, Dezembro 2009.

LIMA, V. A. Mídia: Teoria e Política. Number 8586469602. Fundação

Perseu Abramo, 2001.

MARTINS, José R. Branding: Um Manual para Criar, Avaliar e Gerenciar

Marcas. 1ª Ed. São Paulo: Global Brands, 2006.

MORACE, Francesco. Consumo Autoral: As Gerações como Empresas

Criativas. São Paulo: Estação das letras, 2009.

PINTO, J.B. Comunicação em Marketing: Princípios da Comunicação

Mercadológica. São Paulo: Papirus, 2002.

QUALMAN, Erik. Socialnomics: Como os Media Sociais Estão a

Transformar o Modo como Vivemos e Como Fazemos Negócios. 1ª

Ed. Lisboa: Presença, 2009.

RAMOS, É. A Criação de Marcas 2.0. Revista Consumidor Moderno.

São Paulo, ano 13 - n. 123, p. 24- 28, Março de 2008.

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina,

ROBERTS, Kevin. Lovemarks: Futuro além das Marcas. São Paulo:

M. Books, 2004.

SAMPAIO, Rafael. Marcas de A a Z: Como Construir e Manter Marcas

de Sucesso – Um guia para fazer da sua marca a principal força

do seu negócio. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

SILK, Alvin J. O que é Marketing. Porto Alegre:Bookman Companhia,

WIBERG, C.; BODÉN, J.; JEGERS, K. Cross- media Interaction Design. In

HCI and New Media Arts: Methodology and Evaluation. San Jose - CA,

Downloads

Publicado

2018-12-29

Edição

Seção

Artigos