Gestão de marcas em ambientes streaming: um estudo de caso da interação da marca Netflix junto em ambientes on-line.

Autores

  • Israel Pereira Lima Sociedade Educacional de Santa Catarina (UNISOCIESC)
  • Leandro Werner Ribeiro
  • Michael Samir Dalfovo Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Palavras-chave:

Branding, Netflix, Rede Social, Marca, Gestão de Marca

Resumo

O presente artigo faz uma análise das publicações da Netflix no Facebook, Instagram e Twitter, buscando mostrar como a empresa utiliza técnicas de Gestão de Marca para construir algo que muitas empresas desejam tanto: Entrar na conversa com seus clientes. O estudo ainda aborda questões de Branding, DNA de marca e comunicação digital, além da análise qualitativa das postagens da empresa nas redes sociais. A metodologia tem caráter exploratório com análise qualitativa das informações, coletadas tendo a netnografia como proposta de investigação. Os resultados mostraram que a Netflix utiliza uma linguagem informal em suas redes sociais, com neologismos e brincadeiras que instigam um diálogo com o público e são condizentes com o seu posicionamento.  A reciprocidade que marca possui nas redes sociais pode ser percebida de com acordo com a quantidade de interações, menções e comentários junto a rede havendo pouca ou nenhuma displicência em meio as interações.

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Publicado

2018-04-30

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Seção

Artigos