Teste de usabilidade clássico vs. lean UX test: aplicabilidade dos métodos de avaliação
Palavras-chave:
Teste de Usabilidade, Lean UX, Método Ágil, Avaliação com Usuários.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar as semelhanças e diferenças na aplicabilidade de testes de usabilidade clássicos de laboratório e métodos lean de avaliação de produto. Após uma revisão bibliográfica de ambos, apresenta-se um estudo de caso onde um mesmo produto foi avaliado por meio de um teste clássico e, em outro momento, por meio de um método lean. Em seguida, foi feita uma entrevista com a equipe de desenvolvimento do produto testado para avaliar os benefícios e a aplicabilidade de cada método. Esses três estudos permitiram concluir que os dois métodos são aplicáveis em contextos diferentes, mas ambos são válidos e produzem resultados valiosos para o desenvolvimento de um produto. O teste clássico traz resultados mais robustos com métricas de eficácia, eficiência e satisfação, enquanto métodos lean trazem, em menos tempo, resultados de aspectos específicos da experiência de uso.
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9241-11: Requisitos Ergonômicos para Trabalho de Escritórios com Computadores, Parte 11 - Orientações sobre Usabilidade. Rio de Janeiro: [s.n.], 2002.
BANK, C.; CAO, J. The Guide to Usability Testing. Mountain View: UXPin, 2014.
BECK, K. et al. Manifesto for Agile Software Development. Agile Manifesto, 2001. Disponivel em: <http://agilemanifesto.org/>. Acesso em: 3 Junho 2017.
BROWN, T. Design Thinking. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
CHISNELL, D. Quick and Dirty Usability Testing: Step away from the Book. User Interface Engineering, North Andover, Outubro 2008.
GOODMAN, E.; KUNIAVSKY, M.; MOED, A. Observing the User Experience: A Practitioner's Guide to User Research. Waltham: Elsevier, 2012.
GOTHELF, J. Lean UX. Sebastopol: O'Reilly Media, 2013.
INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO/TR 16982: Ergonomics of human-system interaction - Usability methods supporting human-centred design. International Organization for Standardization. Geneva, p. 44. 2002.
JEFFRIES, R. et al. User Interface Evaluation in the Real-World: A Comparison of Four Techniques. CHI '91 Proceedings of the SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems, New Orleans, 2 Maio 1991. 119-124.
JONES, D. T.; RICH, N.; HINES, P. A. Lean Logistics. International Journal of Physical Distribution & Logistics Management, v. 27, 1997. 153-173.
KLEIN, L. UX for Lean Startups. Sebastopol: O'Reilly Media, 2013.
KRINGS, D.; LEVINE, D.; WALL, T. The Use of "Lean" in Local Government. ICMA Public Management Magazine, Cincinnati, v. 88, n. 8, Setembro 2006.
KRUG, S. Rocket Surgery Made Easy: The Do-It-Yourself Guide to Finding and Fixing Usability Problems. Berkeley, CA: New Riders, 2010.
KRUG, S. Não me faça pensar: atualizado. Rio de Janeiro: Alta Books, 2014.
LEWIS, J. R. Legitimate Use of Small Samples in Usability Studies: Three Examples. IBM Human Factors. Boca Raton, p. 20. 1991.
LIIKKANEN, L. A. et al. Lean UX - The Next Generation of User-Centered Agile? NordiCHI '14, Helsinki, 26 Outubro 2014.
MYERSON, P. A. Lean Retail and Wholesale. 1ª. ed. [S.l.]: McGraw-Hill Education, 2014.
NIELSEN, J. Why you only need to test with 5 users. Nielsen Norman Group, 2000. Disponivel em: <https://www.nngroup.com/articles/why-you-only-need-to-test-with-5-users/>. Acesso em: 2 Junho 2017.
RIES, E. The Lean Startup. New York: Crown Business, 2011.
ROHRER, C. When to Use Which User-Experience Research Methods. Nielsen Norman Group, 2014. Disponivel em: <https://www.nngroup.com/articles/which-ux-research-methods/>. Acesso em: 7 Junho 2017.
RUBIN, J.; CHISNELL, D. Handbook of Usability Testing: How to Plan, Design, and Conduct Effective Tests. 2 ed. ed. Indianapolis: Wiley Publishing Inc., 2008.
TULLIS, T.; ALBERT, B. Measuring the User Experience. Burlington: Elsevier, 2008.
U.S. DEPT. OF HEALTH AND HUMAN SERVICES. Usability Evaluation Basics. Usability.gov, s.d. Disponivel em: <https://www.usability.gov/what-and-why/usability-evaluation.html>. Acesso em: 29 Maio 2017.
WOMACK, J. P.; JONES, D. T. Lean Thinking. New York: Free Press, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
This journal, following the recommendations of the Open Access movement, provides public access to all its content, following the principle that free access to research generates a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with the reading and citing an author's work.
The author must ensure:
-
that there is a full consensus of all co-authors in approving the final version of the document and its submission for publication.
-
that their work is original, and if the work and / or words of other people were used, they were duly recognized.
Plagiarism in all its forms constitute unethical publication behavior and is unacceptable.
The articles and other published works, become the property of the journal.
The contents of e-Journal LOGO are licensed under a Creative Commons License 4.0 by. It reserves the right to use software or other methods of detecting plagiarism to analyze the submitted works.
Under the license you have the right to:
- Share - copy and redistribute the material in any media or format
- Adapt - remix, transform, and create from material to any purpose, even if commercial.
- The licensor can not revoke these rights as long as you respect the license terms.
According to the following terms:
- Assignment - You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.
- No additional restrictions - You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything that the license permits.
The authors of papers submitted to the e-Journal LOGO authorize their publication in physical and electronic media for academic purposes. The authors also agree on the distribution of articles by national and international indexing databases, whether or not for profit, and can be reproduced as long as the source is cited.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidos.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável.
Os artigos e demais trabalhos publicados, passam a ser propriedade da revista.
Os conteúdos de e-Revista LOGO estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by. Reserva-se o direito de usar software ou otros métodos de detecção de plágio para analisar os trabalhos submetidos.
Segundo a licença você tem direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.