Sistema de jogo inclusivo com foco em deficiência visual

Autores

  • Anaïs Almeida de Siqueira Universidade de Brasília (UnB)
  • Tiago Barros Pontes e Silva Universidade de Brasília (UnB) http://orcid.org/0000-0003-2149-5973

Palavras-chave:

Design, Inclusão, Acessibilidade, Jogo.

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento de um sistema de jogo analógico inclusivo para pessoas com deficiência visual. O objetivo do projeto é promover uma situação de interação entre pessoas com ou sem deficiências visuais por meio de um sistema composto por um conjunto de peças elaboradas para serem utilizadas em diversos jogos. Assim como um sistema de jogo, como o baralho, ele possibilita que os usuários criem novos jogos partindo dos mesmos elementos básicos. O sistema criado consiste em um conjunto de caixas preenchidas com objetos diferentes para produzir sons distintos quando agitadas.

Biografia do Autor

Anaïs Almeida de Siqueira, Universidade de Brasília (UnB)

Bacharela em Desenho Industrial pela Universidade de Brasília. Como parte da graduação, realizou intercâmbio na Saxion University of Applied Sciences, Holanda, no curso de Arte e Tecnologia, pelo programa Ciência sem Fronteiras. Atuou como designer na empresa de tecnologia CDS e atualmente trabalha no centro de ensino Me Põe na História, também como designer, além de ser co-fundadora da loja Lesbiônica.

Tiago Barros Pontes e Silva, Universidade de Brasília (UnB)

Professor do Departamento de Design e membro do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade de Brasília, atua nas áreas de Design de Interação e ergonomia com foco em sistemas complexos, interfaces para web, portabilidade, ubiquidade, redes sociais e jogos.

Referências

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Publicado

2017-12-14

Edição

Seção

Artigos