Como acontece a inovação no mercado de eletroportáteis: um estudo de caso relacionado à marca Cadence

Autores

  • Carlos Davi Matiuzzi da Silva Faculdades Energia de Administrção e Negócios
  • Fernanda Flach Pandolfo Designer da Cadence S.A. Especialista em Gestão Estratégica do Design – UNIVALI
  • Márcio Walber Professor/Coordenador do Programa de Pós-graduação em Projeto e Processos de Fabricação – UPF – Universidade de Passo Fundo Doutor em Engenharia Mecânica

Palavras-chave:

Eletroportáteis, Inovação, Design.

Resumo

No mercado de eletroportáteis brasileiro, percebe-se que poucas marcas tem sua cultura empresarial voltada à inovação. Objetiva-se deste modo, investigar o processo de inovação dentro de uma idústria de eletrodomésticos. O alinhamento das tendências de design com o comportamento do consumidor traz inspiração para diferenciar-se dos produtos oferecidos pela concorrência. A Cadence, marca brasileira que iniciou sua trajetória importando eletroportáteis da China, sentiu a necessidade de inovar e incorporar o design em seu DNA. Através de um estudo de caso e de um processo de investigação in-loco foi possível identificar o pensamento de inovação e design da linha Colors lançada pela empresa em 2013, desta forma identificou-se que processo de inovação baseou-se na experiência de uso para o desenho das formas e tendências de cor para o segmento, desta forma o produto passou a integrar-se ao seu ambiente de uso como um item também decorativo.

Biografia do Autor

Carlos Davi Matiuzzi da Silva, Faculdades Energia de Administrção e Negócios

Designer, Mestre em Projeto - Departamento de Design FEAN

Referências

BAXTER, Mike. Projeto de Produto: Guia prático para o design de novos produtos. 3. ed. São Paulo: Blucher, 2011.

BROWN, Tim. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

BRUNNER, Robert et al. Gestão estratéfica do design: Como um ótimo design fará as pessoas amarem a sua empresa. São Paulo: M.books Do Brasil Editora Ltda, 2010.

CLUR, Carlos. Venda de eletroportáteis deve avançar, mesmo com ano difícil. Disponível em: <http://www.dci.com.br/atos-legais/download/2015/4/sqeoo20154520027.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2015.

DESIGN COUNCIL. The Design Process. 2011. Disponível em: <http://www.designcouncil.org.uk/about-design/How-designers-work/The-design-process/>. Acesso em: outubro de 2014.

DAY, G.S. A empresa orientada para o mercado. Porto Alegre: Bookman, 2001.

DRUCKER, P. F. Inovação e Espírito Empreendedor: Prática e Princípios. São Paulo: Pioneira, 1986.

DE MOZOTA, Brigitte Borja; KLÖPSCH, Cássia; DA COSTA, Filipe Campelo Xavier. Gestão do Design: Usando o Design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin L. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson, 2012.

______. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

IBGE. Indicadores de março de 2015. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/industria/pimpf/br/pim-pf-br_201503comentarios.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2015.

MARTINS, Conceição Garcia. Cozinhas, eletrodomésticos e modos de vida: implicações dos eletrodomésticos nas transformações de rotinas domésticas na cozinha, em residências de Florianópolis/SC. Disponível em: <http://www.utfpr.edu.br/curitiba/estrutura-universitaria/diretorias/dirppg/programas/ppgte/banco-teses/teses/ppgte_tese_13_2013.pdf>. Acesso em: 5 jun. 2015.

O NEGÓCIO DO VAREJO. Preço é decisivo na crise, mas consumidor quer manter as marcas habituais. Disponível em: http://onegociodovarejo.com.br/preco-e-decisivo-na-crise-mas-consumidor-quer-manter-as-marcas-habituais/>. Acesso em: 17 jul. 2015.

PRADO, Eduardo. Como será o seu eletrodoméstico na época da internet das coisas? Convergência Digital. Disponível em:<http://convergenciadigital.uol.com.br> Acesso em: 15 ago. 2015.

SOLOMON, Michael R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.

ZAMBARDA, Pedro. Internet das Coisas: entenda o conceito e o que muda com a tecnologia. Techtudo. Disponível em: <http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/08/internet-das-coisas-entenda-o-conceito-e-o-que-muda-com-tecnologia.html>. Acesso em: 19 ago. 2015.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Edição

Seção

Artigos