Prêmio Ratel: desafio de empreendedorismo na Gestão de Design

Autores

Palavras-chave:

Inovação, Gestão de Design, Empreendedorismo.

Resumo

O artigo relata a experiência de aplicação do Prêmio Ratel de empreendedorismo na Gestão de Design, um desafio lançado na disciplina Gestão de Design, do sexto período do curso de Design Gráfico da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) - Campus Balneário Camboriú. A proposta do desafio foi inserir os acadêmicos na prática do empreendedorismo utilizando estratégias de Gestão de Design e Inovação. O prêmio foi inspirado em um exercício desenvolvido por Tina Seeling, professora de criatividade e inovação da Universidade de Stanford. Os resultados demonstram que a capacidade empreendedora pode ser estimulada na prática.

Biografia do Autor

Marco Ogê Muniz, Universidade do Vale do Itajaí (Univali)

Marco Ogê é professor dos cursos de Design da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Doutorando em Design pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestre em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Bacharel em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UFSC).

Referências

BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 2. ed. rev. São Paulo: Edgard Blücher, 2008.

COOPER, Rachel; EVANS, Martyn e WILLIAMS, Alex. New Design Business Models: implications for the future of Design Management. In: The handbook of Design Management. Edited by Rachel Cooper, Sabine Junginger and Thomas Lockwood. Bergpublishers: Oxford, 2011.

DELORS, Jaques. Educação: um tesouro a descobrir; relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez Editora, 2012.

DUHIGG, Charles. O poder do hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios. Tradução: Rafael Mantovani. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

KOTLER, Philip e RATH, G. Alexander. Design: a powerful but neglected strategic tool. In: The handbook of Design Management. Edited by Rachel Cooper, Sabine Junginger and Thomas Lockwood. Bergpublishers: Oxford, 2011.

LEAL, Antonio Fernando. Aprender a empreender: um pilar na educação de jovens e adultos. 2009. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2009.

MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas; MERINO, Eugenio Andréz Díaz. A Gestão de design como estratégia organizacional. Londrina, PR: Eduel, 2008.

MOZOTA, Brigitte Borja de; KLÖPSCH, Cássia; COSTA, Filipe Campelo Xavier da. Gestão do design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.

PPC. Projeto Pedagógico de Curso. Bacharelado em Design, Universidade do Vale do Itajaí - Campus Balneário Camboriú. 2017.

RESOLUÇÃO Nº 5, DE 8 DE MARÇO DE 2004. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO / CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Acesso em 15/07/2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces05_04.pdf

Downloads

Publicado

2017-08-29

Edição

Seção

Artigos