Juan Valdez e Starbucks: experiências sensoriais em cafeterias na Colômbia.

Autores

  • Paula da Cruz Landim Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Gustavo Adolfo Gomez Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) http://orcid.org/0000-0001-6319-3688

Palavras-chave:

Design, Experiências Sensoriais, Consumo.

Resumo

O presente trabalho discute o desenvolvimento das experiências sensoriais presentes em duas cafeterias de reconhecimento mundial em suas filiais situadas na Colômbia. A chegada da marca Starbucks ao país cafeeiro em 2014, criando concorrência com a tradicional marca Juan Valdez permitiu refletir sobre as perspectivas da experiência da marca identificando as estratégias sensoriais e de configuração utilizadas no planejamento dos espaços onde o produto é vendido em ambas. As duas marcas analisadas se afastam de meramente servir uma xícara de café de qualidade, para oferecer a seus cliente uma experiência de conforto e plenitude  que consegue entrar no cotidiano do indivíduo e seu estilo de vida, permitindo reafirmar sua identidade por meio do consumo.

Biografia do Autor

Paula da Cruz Landim, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Professora Livre - Docente na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAU - USP

Gustavo Adolfo Gomez, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Mestrando PPG Design - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Graduado em Desenho Industrial pela Universidad Industrial de Santander

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Publicado

2017-04-26

Edição

Seção

Artigos