O espectador ativo em exposição: uma experiência de interação com a arte no espaço expositivo.

Autores

  • Marcos Martins
  • Renata Perim Lopes Esdi

Palavras-chave:

Metodologia, Design.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da experiência do espectador em exposições, verificando sua relação com os novos meios de interação com a arte. O corpus analisado será composto por fotos selecionadas no aplicativo Instagram. Tomamos como ponto de partida fotos capturadas por parte do público visitante da exposição Picasso e a Modernidade Espanhola, em sua versão apresentada no Rio de Janeiro em 2015. Foi analisado o conjunto de fotos organizadas por meio da hashtag #modernidadeespanhola. A análise da narrativa criada nesse meio mostra as características da exposição e do próprio observador.

Biografia do Autor

Marcos Martins

Dr.. Marcos Martins integra, desde 2010, o corpo docente da Esdi (Escola Superior de Desenho Industrial), onde é atualmente Chefe do Departamento de Programação Visual. Como professor, seus principais campos de pesquisa são design de interação e de experiência do usuário, estudos midiáticos e interseções entre Arte e Design. De 1984 a 1989, trabalhou, como curador e designer de exposição, em instituições culturais como Museu Nacional de Belas Artes, Paço Imperial e Funarte. Neste campo, recebeu uma bolsa CAPES/Fullbright para um período de quatro meses (1987-1988) de pesquisa no Boston Museum of Fine Arts, em Boston, Estados Unidos. Em 1992, apoiado por uma bolsa CNPq, concluiu o mestrado em Computer Art na School of Visual Arts, em Nova York, Estados Unidos. No mesmo ano, sua animação em computação 3D chamada “Falling Apart” foi selecionada e exibida na conferência SGGRAPH 1992 , em Chicago, Estados Unidos. Durante sua estada nos EUA, trabalhou na IBM (T. J. Watson Research Center) fazendo modelagem 3D para a animação “Humming Bird”, também exibida na SIGGRAPH’92. Entre 1993 e 2009, criou diversas peças de design gráfico e de interação, com ênfase nas áreas de design de interface e design editorial para exposições de arte. Mais recentemente, publicou artigos sobre design de interação, estudos midiáticos, e fotografia, e co-editou o livro “Dispositivo Fotografia e Contemporaneidade”. Em 2014, apresentou o artigo “Prototyping in a Learning Environment” na 16th International Conference on Human-Computer Interaction. Na Microsoft Design Expo 2014 (Seattle, EUA), ele recebeu o prêmio Best Overall Design por sua participação como orientador do projeto de design de interação “Platform”.

Renata Perim Lopes, Esdi

Possui mestrado em artes visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2013). É doutoranda em Teoria e Crítica do Design (2015). Atua como designer em projetos autônomos na áraea de design gráfico. É porfessora do Instituto Infnet nos cursos de design gráfico e publicidade e propaganda.

 

Referências

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Publicado

2016-12-22

Edição

Seção

Artigos